Designer brasílico conta porquê surgiu a teoria de fazer um design minimalista para o jogo Uno

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


Designer brasílico conta porquê surgiu a teoria de fazer um design minimalista para o jogo Uno 1



Imagine gerar uma versão de um jogo que você gosta e o resultado permanecer tão bom a ponto de a empresa se interessar e produzir. Foi o que aconteceu com o designer brasiliano Warleson Oliveira. Fã do jogo Uno, ele criou uma versão minimalista e colocou em seu portfólio, mas a Mattel acabou gostando da teoria e resolveu lançar o baralho.

O Uno Minimalista tem um visual muito mais moderno e simples do que as cartas da versão clássica. Saem as bordas e as sombras, entram cartas com fundo todo de uma única cor neutra, fontes elegantes e ícones redesenhados. Nós já falamos um pouco sobre essa versão quando ela foi lançada nos EUA, e agora, com a chegada no Brasil, conversamos com o designer Warleson Oliveira por e-mail.

Designer brasílico conta porquê surgiu a teoria de fazer um design minimalista para o jogo Uno 2Imagem: Randel...

Urbauer/Mattel

“Porquê designer, eu palato muito da estética minimalista, por conseguir entregar muito concepção se utilizando de poucos ornamentos”, explica Oliveira. Ele diz que queria fabricar um baralho mais artístico. “Durante as partidas entre amigos, me perguntava se seria provável um dia o jogo Uno ter uma versão mais moderna e conceitual.”

O designer conta que a intenção era muito pessoal: um manobra para mostrar suas habilidades. “A princípio, era exclusivamente um projeto para eu ter porquê portfólio, já que sou designer e sempre preciso desenvolver e fabricar novos projetos.” Ele também conta que, até logo, nunca tinha se aventurado no design de brinquedos e jogos. “Apesar de ser trabalhoso e interrogar muito tempo, eu adorei.”

Quem deu uma forcinha para Warleson foram seus amigos. “Eles adoraram e, logo, começaram a propalar nas redes. Foi aí que percebi que minha versão artística do Uno tinha potencial de se tornar veras.”

A Mattel, operário do Uno, também gostou da teoria, tanto que decidiu produzir e lançar o novo baralho. Ele chegou às lojas dos EUA no primeiro semestre de 2020 e só agora começa a desembarcar no varejo brasílico. “Todo instituidor fica ansioso para ver sua geração, e com Uno Minimalista não foi dissemelhante. Fiquei emocionado ao recebê-lo pronto para ser vendido”, conta Oliveira.

O Uno Minimalista já está disponível nas lojas com preço sugerido de R$ 39,90. “Espero que, assim porquê eu, os antigos e novos fãs da marca aproveitem muito dessa versão criada por mim, com um design moderno e atual”, diz o designer.

Esta página contém links de afiliados. Comprando por eles, você não paga zero a mais, e o Gizmodo Brasil ganha uma percentagem da loja.



Fonte