Você sabia? – O primeiro robô humanoide da história foi criado em 1938

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


Você sabia? - O primeiro robô humanoide da história foi criado em 1938 1


Desde as primeiras criações de robôs inteligentes, o ser humano sempre quis gerar alguma coisa que fosse semelhante a ele. Talvez isso explique porque alguns dos robôs mais avançados que conhecemos atualmente, sejam robôs humanoides.

No entanto, quando exatamente começaram esses estudos? Qual teria sido o primeiro robô humanoide criado por nós? Aquele que iria servir de inspiração para a vinda de vários futuros robôs parecidos com humanos?

Elektro, porquê ficou divulgado, foi o primeiro robô humanoide. Criado no ano de 1938, a máquina possuía 2 metros de fundura e pesava muro de 120 kg. Dentre suas capacidades técnicas, podia andejar, falar, explodir balões, descrever com seus dedos e, até mesmo, fumar cigarros.

Você sabia? – O e-mail surgiu antes da internet

O robô foi construído pela empresa Westinghouse Electric Corporation em Mansfield, Ohio, EUA. E foi...

apresentado ao mundo, durante a Feira Mundial de Novidade York em 1939.

Um vestimenta bastante curioso é que a empresa criadora de Elektro não tinha nenhuma especialidade na construção de robôs mas sim era uma fábrica de geladeiras e máquinas de lavar roupas.

A máquina contava ainda com um vocabulário de 700 palavras, transmitidas por meio de um toca-discos instalado em seu corpo. Ou por outra, sua estrutura era toda feita de aço e alumínio e possuía motores elétricos para realização de seus movimentos. Em sua era de ouro, Elektro era um sucesso pátrio. Participava desde variados shows, chegando até mesmo a fazer comerciais para a TV.

Para que ele entendesse as palavras ditas a ele, a pessoa tinha que usar um telefone que ao captar a voz, transformava as palavras ditas em impulsos elétricos, que resultavam em espécies de brilhos a serem interpretados pelo robô.



Fonte