Valor de mercado da Xiomi depois lançar coche elétrico supera GM e Ford
O lançamento do SU7 cumpre a cobiça de Lei, que anunciou a invasão da empresa nos veículos elétricos em 2021, prometendo investir 10 bilhões de dólares no setor automotivo porquê “o último grande projeto empresarial” de sua vida.
A Xiaomi disse que espera perder numerário com o SU7, e alguns analistas preveem que o prejuízo será sumarento.
“Mantemos nossa visão cautelosa de que, em última estudo, todos podem ser perdedores” no segmento de 200.000 a 300.000 iuans (27.650 a 41.500 dólares), disseram analistas do Citi Research nesta terça-feira.
Com base em um volume projetado de 60.000 unidades leste ano, o Citi estima que o SU7 pode gerar um prejuízo líquido de 4,1 bilhões de iuans (567 milhões de dólares) para a empresa. Isso corresponde a uma média de 68 milénio iuans (9.400 dólares) por carruagem.
Em seguida o lançamento do SU7, outras marcas chinesas de veículos elétricos com modelos comparáveis anunciaram cortes de preços e oferta de subsídios. Em 2024, o segmento de 200 milénio a 300 milénio iuans terá muro de 240 modelos de veículos elétricos disputando mercado, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior, disseram os analistas do Citi.
Devido à demanda, a Xiaomi solicitou aos fornecedores aumento de capacidade de produção mensal do SU7 para 10 milénio unidades, diante de 3 milénio em março e 6 milénio em maio, informou a dependência de notícias financeira chinesa Yicai, citando fontes.