Startup Gupy recebe US$ 92 mi e mira expansão pelos departamentos de RH – Link

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


Startup Gupy recebe US$ 92 mi e mira expansão pelos departamentos de RH - Link 1


A startup Gupy, plataforma de soluções para departamentos de Recursos Humanos (RH) das empresas, levantou US$ 92 milhões em rodada de investimento, anuncia a empresa nesta segunda-feira, 31. O cheque tem porquê objetivo financiar o lançamento de novos produtos ainda neste ano e apressar a expansão do negócio pelo Brasil, deixando a ingressão em mercado internacional para outro momento.

A rodada foi liderada pelos fundos SoftBank e Riverwood, com participação da Endeavor Catalyst, Oria Capital e Maya Capital. O aporte acontece depois a rodada de abril de 2020, quando a Gupy levantou R$ 40 milhões em um momento em que empresas interromperam as contratações devido ao início da pandemia de covid — as admissões são a mola principal para impulsionar a startup no meio das “HRtechs” (as startups dedicadas a recursos humanos). Mas, na prática, o que a Gupy encontrou foi outro cenário.

“A pandemia intensificou muito a digitalização do RH, e isso fez com que nós dobrássemos de tamanho nesse período”, conta ao Mariana Dias, atual presidente executiva da startup e uma das cofundadoras da Gupy, junto de Bruna Guimarães, Guilherme Dias e Robson Ventura.

Da esq. para a dir., os fundadores da startup Gupy: Mariana Dias, Guilherme Dias, Robson Ventura e Bruna Guimarães

Da esq. para a dir., os fundadores da startup Gupy: Mariana Dias, Guilherme Dias, Robson Ventura e Bruna Guimarães

Desde 2015, quando nasceu, a companhia possui uma plataforma em que empresas pagam uma taxa mensal para publicar vagas de trabalho, por onde os usuários se candidatam. A lucidez sintético...

da Gupy faz a triagem automática desses currículos. Porquê resposta à pandemia, em agosto de 2020, a startup lançou um resultado que acelera a recepção de funcionários e evita etapas burocráticas.

Atualmente, a companhia possui 22,5 milhões de usuários e 1,5 milénio empresas porquê clientes, entre elas o banco Itaú, o Grupo Pão de Açúcar e a startup Méliuz. A meta é novamente duplicar o número de clientes até o final de 2022. 

Segundo Mariana, a estratégia da Gupy para nascente ano consiste em três etapas: lançar novos produtos, expandir pelo Brasil e aprimorar a experiência do usuário final na plataforma. “Decidimos correr várias coisas que havíamos deixado para depois”, diz ela.

Sem dar detalhes sobre o que deve ser lançado nos próximos meses, a CEO afirma que a espaço de ensino corporativa deve ser um dos focos da Gupy, principalmente em seguida a compra da startup de treinamento Niduu, em 2020. “Nossas inovações vão estar voltadas para requalificar a própria força de trabalho e a qualificar os seus potenciais candidatos”, aponta a executiva.

Foco no Brasil

Desta forma, a Gupy está postergando a ingressão no mercado estrangeiro, apesar de a empresa manifestar que já possui uma plataforma traduzida para o espanhol — insinuando que a internacionalização deve encetar pelo mercado latinoamericano. Esse movimento é generalidade a outras startups, que, no mesmo ponto de maduração, tendem a açodar a expansão pelo Brasil e a embarcar para terras estrangeiras simultaneamente.

“Até conseguiríamos fazer uma expansão internacional, mas ainda tem muito mercado cá no País. Essa não é uma estratégia conservadora, porque queremos manter o prolongamento de 100% por cá”, afirma Mariana. 

No limitado prazo, a Gupy também descarta estar próxima de se tornar unicórnio (nome oferecido às startups com avaliação de mercado superior a US$ 1 bilhão). Mariana, porém, afirma que o marco deve intercorrer mais cedo ou mais tarde, assim porquê a internacionalização: “É um movimento originário para uma startup porquê a nossa.”





Fonte