Depois de revelar sua novidade risca de painéis modulares para produções cinematográficas, a Sony se junta à Samsung e acaba de revelar sua novidade risca de televisores LCD e OLED para 2021. Os aparelhos prometem entregar uma qualidade de imagem fabuloso, próxima à visão dos criadores de teor, por meio de uma série de novas tecnologias.
As mudanças começam no nome da risca, que se chamará Bravia XR, sendo o XR a representação da chegada da “Lucidez Cognitiva” aos televisores da marca. A Sony sempre foi conhecida pelos algoritmos robustos de processamento de imagem que seus painéis possuem, mas a empresa promete ter oferecido um novo passo com os lançamentos.
A Lucidez Cognitiva é de maneira muito resumida uma espécie de evolução da Lucidez Sintético, tendo porquê principal diferencial o uso de Machine Learning. No caso das Bravia XR, os televisores contarão com o processador Cognitive Processor XR, que cruzará dados de um registo de imagens para ordenar quais aspectos da imagem exibida devem ser aprimorados.
Na prática, as novas TVs serão capazes de averiguar continuamente a imagem exibida e seu teor, melhorando assim aspectos específicos de conciliação com o contexto e com elementos que necessitarem de aprimoramentos, aprendendo continuamente. A Lucidez Cognitiva também será usada em outros recursos da televisão, porquê no upscaling, chegando a lembrar a abordagem do DLSS da Nvidia.

A Sony afirma que o uso dessa novidade tecnologia será crucial para as TVs 8K, considerando que praticamente não há teor produzido nessa solução, ficando justamente a função do upscaling a tarefa de aprimorar os atuais conteúdos que se limitam ao 4K
Outros destaques dos aparelhos incluem ainda Android TV com a novidade interface Google TV, que estreou com o mais recente Chromecast, além de Dolby Vision, HDR10 e HDMI 2.1, possibilitando a exibição de teor 4K a 120 FPS, ideal para os consoles de novidade geração. Todos esses recursos são compartilhados entre os aparelhos da risca.

Fechando o pacote, a Sony aproveitou a ocasião para anunciar o Bravia CORE, seu mais novo serviço de streaming de filmes desenvolvido em parceria com a Sony Pictures. Focado na qualidade de imagem, o serviço é, ao menos inicialmente, individual para a risca Bravia XR e o primeiro da indústria a oferecer a tecnologia Pure Stream, que promete bit-rates a nível de discos Blu-Ray, na ordem dos 80Mbps.
Para se ter uma teoria, serviços porquê o Netflix são limitados entre 25 e 30Mbps, e é necessário uma internet com velocidade mínima de 115Mbps para poder reproduzir filmes na qualidade máxima.
A risca Sony Bravia XR ainda não possui preço ou disponibilidade divulgados, mas a gigante japonesa revelou que trará mais detalhes durante o outono brasílico. Confira a seguir os modelos anunciados:
Sony Bravia XR Z9J Master Series 8K (LCD)
Sony Bravia XR A90J Master Series 4K (OLED)
Sony Bravia XR A80J 4K (OLED)
Sony Bravia XR X95J 4K (LCD)
Sony Bravia XR X93J 4K (LCD)