Softbank reporta prejuízo de 13 bilhões de dólares


O Softbank anunciou 13 bilhões de dólares em prejuízo operacional, o maior de sua história e puxado por perdas de 18 bilhões de dólares no Vision Fund

O conglomerado nipónico Softbank, comandado pelo investidor Masayoshi Son, divulgou prejuízo operacional anual de 1,36 trilhão de ienes – o correspondendo a 13 bilhões de dólares -, o maior de sua história. Pela primeira vez desde 1994, o Softbank também anunciou que não pagará dividendos neste ano fiscal.

Do prejuízo, 18 bilhões de dólares vieram do fundo de investimento Vision Fund – fundo criado em 2017, que já investiu em 88 startups. Apesar disso, até agora, o fundo ganhou somente 4,8 bilhões de dólares. Com aportes provenientes sobretudo dos bilionários da Arábia Saudita, o Vision Fund tinha orçamento de 100 bilhões de dólares, e investiu em empresas porquê Uber, de transporte por aplicativo e WeWork, de escritórios compartilhados. No Brasil, o Softbank também investiu em empresas porquê Loggi, Banco Inter e Gympass.

O cenário enfrentado atualmente pelo Softbank foi intensificado principalmente pela pandemia do coronavírus. Nomes porquê a Uber e sua rival chinesa Didi viram as operações derreterem diante do isolamento social, assim porquê a Oyo, de suplente de hotéis. O grupo afirmou em expedido junto aos resultados que “a incerteza no negócio de investimentos vai continuar” no próximo ano fiscal caso a pandemia permaneça.

Além dos resultados, o Softbank também anunciou hoje que Jack Ma, fundador da Alibaba, sairá do recomendação de gestão do grupo. Ma é um coligado histórico de Masayoshi Son. Em seu lugar, devem entrar três novos conselheiros e a expectativa é que façam frente ao mandatário do Softbank.

As ações do Softbank fecharam o pregão na bolsa japonesa em subida de 1,03%, com as perdas já precificadas e um pregão de que o conglomerado vai dar prosseguimento a seu projecto de recompra de ações. O Softbank anunciou neste ano que vai recomprar 2 trilhões de dólares em suas próprias, o que vem evitando uma queda maior do papel neste ano. A empresa deve também aumentar a liquidez e se desfazer de alguns ativos – um dos mais visados é sua participação na própria Alibaba, vista porquê um dos grandes acertos do portfólio do Softbank.



Fonte