A Samsung pode apostar em smartphones transparentes em um horizonte não tão distante. Uma patente publicada pela empresa sul-coreana nos Estados Unidos descreve a tecnologia que seria necessária para fabricar um celular transparente. De combinação com o site LetsGoDigital, a patente foi registrada pela operário no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e no Escritório Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO), no dia 27 de agosto, trazendo alguns detalhes a reverência do display translúcido.
Ainda é cedo para declarar que o próximo lançamento da Samsung pode usar essa tecnologia, pois um registro de patente não significa que isso vai virar um resultado mercantil para o horizonte. Entretanto, já indica que a empresa está investigando novas possibilidades para fazer um smartphone transparente e quais ideias estão em seu radar para o horizonte.
E mais: Uber investe US$ 800 milhões em projecto para ter somente carros elétricos no aplicativo
De pacto com os documentos registrados, a tecnologia é baseada na utilização de um display OLED equipada com um quadro de exibição luminoso transparente. O uso desses componentes permite que o teor possa ser exibido na tela do aparelho, mesmo que ela seja transparente e não espelhada. Outro ponto descrito na patente é que a tela utilizada para tornar o smartphone transparente também pode ser maleável, um pouco que já está sendo explorado por diferentes fabricantes de celulares. A Samsung, inclusive, já lançou alguns smartphones dobráveis, porquê o Galaxy Z Fold, por exemplo.
A Samsung ainda não manifestou qualquer intenção recente de produzir um smartphone transparente. Em 2015, a companhia chegou a apresentar um concepção de tela transparente em um evento de tecnologia, mas não divulgou zero aliás. É importante evidenciar que muitas empresas registram patentes de novas tecnologias exclusivamente para impedir que concorrentes diretas utilizem essas inovações em seus produtos.