HAMR-JR com quatro pernas tem um corpo com somente 2,25 centímetros de comprimento e pesa 0,3 gramas
Robô identifica se é necessário fazer reparos em tubulações de esgoto
Leitura Rápida
- Um novo robô foi desenvolvido para conseguir identificar quando os esgotos precisam ser reparados
- Ele foi desenvolvido com sensores em suas bases
- Quando há alguma deformidade, ele identifica e avisa que um pouco está dissemelhante
- Tudo é registrado por uma câmara, quando há qualquer problema grave ele pode ser facilmente encontrado e, posteriormente, reparado
A Newscientist publicou um robô desenvolvido para identificar problemas em esgotos. Exclusivamente arranhando as paredes das tubulações ele consegue ser capaz de manifestar se é necessário fazer reparos, mostrando a exata localização do problema. Ele está na tempo de testes, mas já é provável perceber que ele será muito útil no horizonte.
Esse robô foi desenvolvido por Hendrik Kolvenbach, do Instituto Federalista Suíço de Tecnologia (ETH Zurique), na Suíça. Sua equipe desenvolveu a tecnologia para tornar esse serviço de identificação de problemas e de possíveis lugares de reparo, sem que seja necessário um humano descer pela tubulação. Você pode conferir o funcionamento no vídeo aquém:
Porquê é provável ver no vídeo, esse robô possui quatro “pernas” que são responsáveis por fazer a locomoção do robô. A secção mais importante do desenvolvimento estão na base dessas pernas mecânicas. Ele arranha as tubulações, vendo se há qualquer problema por onde passa. Caso não encontre zero, ele segue. Quando há qualquer furo, imperfeição ou outro problema é encontrado, ele identifica em vídeo, mostrando o que é necessário ser feito.
Os sensores estão nas bases do robô, em seus “pés”. Quando ele identifica alguma deformidade na estrutura ele raspa várias vezes para identificar o que tem aquém de seus pés. Caso não for zero sério ele continua o trajeto. Porquê mencionado, tudo é gravado e enviado para pessoas na superfície, que podem deliberar se é necessário fazer correções imediatas ou se a deformação não deve trazer problemas.
Ele também foi desenvolvido para não possuir problemas com líquidos, mesmo que sejam de diferentes densidades. Esse robô pode prestar um serviço muito útil para a sociedade, melhorando a manutenção de canos de esgoto.
Via: Newscientist