Quer Vender Mais na Black Friday? Mobilize-se!
Segundo a E-bit, empresa especializada em informações do negócio eletrônico, no ano pretérito o setor registrou um faturamento de R$ 1,16 bilhão na Black Friday, um prolongamento de 51% sobre 2013, consolidando a última sexta-feira de novembro porquê uma das datas mais importantes para o varejo online, impulsionada por promoções tentadoras e a antecipação das compras dos presentes de Natal.
Para levante ano, a expectativa é de que novamente a esta sexta irá substanciar o caixa dos lojistas virtuais, mas com um cenário econômico mais reptador é importante que estejam atentos aos investimentos em marketing online e, ou por outra, implementem uma estratégia multicanal, já que a representatividade do mobile nas compras pela Internet vem crescendo em ritmo depressa nos últimos meses.
Os números do mercado comprovam a força do mobile no e-commerce. De concórdia com o estudo global “Cenário do Mobile Commerce”, divulgado recentemente pela Criteo, o mobile já registrou uma participação de 20% no totalidade das vendas online no Brasil no terceiro trimestre de 2015. No período de julho a setembro, as transações mobile dos maiores varejistas cresceram 24% sobre o trimestre anterior e agora quase um terço de todas as vendas são finalizadas em devices móveis. Entre os varejistas de médio porte, o progressão foi de 35% no período.
Outra tendência apontada pela pesquisa é o aumento das transações em apps, que obtiveram taxas de conversão duas vezes superiores quando comparadas aos desktops e ticket médio mais ressaltado, de R$ 446,00Plural (US$ 116) contra R$ 385,00 (US$ 100) no desktop e R$ 350,00 (US$ 91) no mobile browser.
Ainda segundo o estudo da Criteo, o device preposto para fazer compras continua sendo o smartphone, que, com telas cada vez maiores, estão sendo mais utilizados que os tablets para fazer compras, representando 77% das transações mobile no terceiro trimestre.
Além de investir em mobile sites e apps para conferir resultados positivos, os varejistas que quiserem aumentar o market share e as taxas de conversão deverão estar disponíveis aos consumidores em múltiplas plataformas através de uma estratégia de “Cross Device”.
A mesma pesquisa da Criteo indicou que nas vendas finalizadas em laptops e desktops, 55% dos consumidores usaram ao menos um outro equipamento para visitar a mesma loja on-line antes de fechar a transação. Entre os que compraram em um dispositivo traste, 59% dos que utilizaram smartphone e 60% dos que recorreram a um tablet acessaram a loja em um outro device antes de concluir a compra.
E não é só isso. os consumidores que acessam as lojas virtuais em diversos equipamentos têm três vezes mais propensão a finalizar uma transação em um dispositivo traste do que aqueles que usam somente um equipamento. Portanto, caros lojistas, fica o alerta: os que não estiverem com suas plataformas mobile já estruturadas, com sites responsivos e apps, podem comprometer suas performances e perder vendas para concorrência.
Mas não basta investir em tecnologia para atender o consumidor em múltiplos canais. De zero adianta manter a loja ocasião 24X7, riscar promoções matadoras e não reservar budget para campanhas de marketing de performance, que se tornaram essenciais na estratégia do varejo on-line. P preciso buscar o consumidor onde quer que esteja navegando, oferecendo o resultado notório, na hora certa, ao cliente evidente. Com o uso do big data, as chances de conversão são muito maiores e o resultado é mensurável no aumento das vendas dos anunciantes nos canais on-line.
No caso da Black Friday alcançarão melhores resultados os lojistas que souberem porquê direcionar o budget das campanhas online para aquecer as vendas tanto na própria sexta-feira porquê nos dias anteriores e logo em seguida, já que muitos consumidores começam a pesquisar produtos e preços antes da data e esperam até o último minuto para prometer ofertas realmente compensadoras.
P importante lembrar também que as vendas seguem em subida até a Cyber Monday, já que uma parcela dos consumidores posterga a decisão de fechar a compra na expectativa de promoções ainda melhores. Por isso, o ideal é que os lojistas invistam em campanhas de CPC (dispêndio por clique) durante todo período pré e pós a data. Eles devem separar um orçamento mais significativo de publicidade para não perder vendas para a concorrência. P bom não olvidar que Black Friday é somente uma vez por ano e em 2015 será a oportunidade de restabelecer um ano que foi mais retraído para os varejistas. A hora é essa!
Outras dicas para o período anterior a Black Friday
– Certifique-se de que seus catálogos de ofertas estão atualizados e que contenham opções tanto de produtos únicos porquê os populares.
– Gerencie continuamente os CPCs para estar com o estoque prestes para as festas de final de ano.
– Planeje um orçamento mais hostil para até três semanas antes dos dias de pico. Isso dará um fôlego para que consiga atender os clientes com superioridade.
Outras dicas para o término de semana da Black Friday
– Prepare seus servidores para receber um tráfico intenso de consumidores.
– Mantenha continuamente os preços e quantidades de produtos atualizados para minimizar frustrações no pós-venda.
– Concentre investimentos em mídia durante o término de semana da Black Friday.
Frete gratuito e entrega rápida
– Tenha em mente que os usuários ainda estão buscando bons preços até o último segundo antes de concluir a transação. Por isso, a oferta de benefícios
porquê frete gratuito e entrega expressa podem ser diferenciais importantes para prometer as vendas.
– Vincule os investimentos de compra e branding (porquê search) com canais direcionados à conversão, porquê display retargeting. Isso amplia a visibilidade da loja virtual e aumentas as chances de vender mais.
Fonte:Plural