Qual a melhor hora para notícias no Google?
Certa vez, me vi envolvido em um bate-papo sobre SEO onde a incerteza era a seguinte: ‘qual o melhor horário para publicar conteúdos jornalísticos no Google? ‘S tipo de teor jornalístico, nesse caso, era o de ‘notas curtas’, também chamado de ‘hard news’. Narrativas de acontecimentos em alguns poucos parágrafos.
A incerteza se originou porque, dias antes, algumas pessoas que participavam desse bate-papo, haviam observado uma palestra sobre ‘redes sociais’, onde essa questão do momento de publicar é um pouco de extrema relevância.
Não tive facilidade para enunciar qualquer opinião sobre isso no calor da conversa, mas depois do encontro, concatenei algumas pensatas.
Quem vai ao Google para saber ‘o que está acontecendo’? Não estou falando do Google News, que é um site de últimas notícias do Google. Falo do Google clássico, o convencional, que abre logo que alguém digita www.google.com na barra do navegador. Concluí que não conhecia ninguém! Você conhece?
Onde estão as notícias?
Mas o Google é de traje amplamente utilizado para escoltar notícias, não há porquê negar. Prova disso são os ‘trends‘ divulgados anualmente pela empresa, que estão sempre fortemente relacionados a fatos divulgados pela prelo.
Mas porquê é esse processo? Como o Google clássico se relaciona com as hard-news? A termo-chave, nesse caso é ‘escoltar‘. Mas só é provável ‘escoltar‘ uma notícia no Google, se você já sabe, de antemão, alguma coisa sobre o indumento. Esse comportamento, na linguagem do marketing , é publicado porquê retargeting.
Funciona assim: o usuário fica sabendo que alguma coisa aconteceu por qualquer outro meio: televisão, um colega, jornal, rádio, revista, ou mesmo o Google News. Depois disso, recorre ao Google Clássico para escoltar os desdobramentos dessa notícia.
Nesse momento, entra em cena o conjunto de resultados do Google News, que é um conjunto de resultado dissemelhante, que surge na página de resposta do Google quando o termo de procura utilizado pelo usuário está, durante o período, relacionado a um vestimenta noticioso.
Abusca ‘EUA’, está relacionada a fatos noticiosos, e gera o conjunto de resultados do Google News na página de resultados universais do Google
Busca ‘Ucrânia’, também gera conjunto de notícias na página universal do Google
Busca por ‘Rússia’ também está gerando conjunto de notícias nessa data.
Busca por ‘Panamá’, apresenta dados da wikipédia, e mostra que esse termo não está relacionado a notícias nessa data.
E logo? S que você pode fazer quando escreve notícias em sites de hard-news e quer audiência do Google, a partir do comportamento de ‘retargeting‘ que os usuários certamente vão fazer?
0 – Antes de tudo, a premissa é que seu site esteja catalogado no Google News.
1 – P muito importante lançar os elementos do LIDE – Principalmente ‘quem’, ‘o que’ e ‘onde’- no primícias do título. As pessoas vão saber sobre a notícia por diversos meios e quando quiserem escoltar os desdobramentos desse vestimenta, vão procurar pelos elementos do LIDE. Tente agir rápido.
2 – Se você chegar procrastinado na nota, invista em informações novas ou complementares em relação ao que já foi publicado. Faça um procura pelos elementos do LIDE do seu texto. Ao se deparar com o conjunto de resultados do Google news na página de resultados universais Google, pense em porquê pode complementá-lo. Seja com uma foto em melhor solução, um vídeo ou informação novidade ou complementar às que lá já estão.
Nesse pequeno(e velho) vídeo logo aquém, Matt Cutts, dirigente do time ‘anti-spam’ do Google, confessa que as chamadas ‘Query Deserves Freshness’, ou ‘buscas que merecem páginas novas(frescas)’, são um veras.
Especula-se, ainda, que o conjunto de resultados do Google News na página universal do Google é submetido a ‘ajuste-fino’, executado por um editor. Sim, uma pessoa incumbida com a tarefa de reunir o melhor ‘recorte’ editorial para a notícia, o que envolve escolher informações complementares porquê fotos novas e em melhor solução que as disponíveis no momento, informações complementares de qualquer natureza, outros pontos de vista, depoimentos de outras fontes e etc…
3 – Tenha em mente que a prelo tarifa o que será buscado. Dessa forma, porquê é você quem vai ‘ditar’ o que será buscado, não se preocupe com o que está sendo mais buscado. No entanto, mantenha o objetivo de estar muito posicionado por ‘um pouco’, principalmente pelas buscas pelo(s) ‘sujeito(s)’ do seu cláusula . S ‘trambolhão da Madonna’, por exemplo, será escoltado simplesmente por ‘madonna’.
termo ‘madonna’ gera conjunto de resultados de notícias
Lembre-se também que nem sempre você vai poder grafar sobre ‘geopolitica’ se está na editoria ‘esportes’. As vezes certos temas não tem notícias mesmo.
Portanto, embora existam as ‘boas-práticas’, não há ‘melhor hora’ para publicar para o Google. Isso fica para as redes sociais e para as homes de portais – ou mesmo para o Google News.
Ricardo Maeka é profissional em SEO na Abril (rmaekawa@abril.com.br)
Fonte:Blog da INFO