Plástico já pode deixar de ser lixo nas ruas para asfaltar estradas – 22/09/2020

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Plástico já pode deixar de ser lixo nas ruas para asfaltar estradas - 22/09/2020 1


O plástico não virou o inimigo número um do envolvente à toa. Apesar de levar em média 400 anos para se desagregar, o material se tornou item mais do que presente no dia a dia —pare e observe quantas coisas feitas de plástico estão ao seu volta neste momento. Mas algumas empresas têm pretérito a enxergar o plástico usado não mais porquê lixo, mas porquê material-prima.

É o caso da escocesa MacRebur, com sede nos EUA, que descobriu um jeito de usar plástico no asfalto de rodovias e estradas. Sua tecnologia transforma o “lixo” triturado em um material capaz de substituir os componentes básicos que formam o pavimentação. Isso não somente reduz a quantidade de poluentes do petróleo no asfalto porquê também reaproveita resíduos de plástico que poderiam contaminar o envolvente.

Inspiração que veio da Índia

Tudo começou depois que o empresário Toby McCartney viajou para a Índia para trabalhar em uma instituição de filantropia. Lá, viu que alguns cidadãos tapavam buracos misturando diesel com o lixo plástico separado pelos catadores. Depois de algumas horas, os resíduos derretiam e formavam um recheio duro. McCartney achou a teoria interessante e logo decidiu importá-la.

Ele se juntou com outros dois colegas para refinar esse processo para que ele não emitisse substâncias tóxicas e, assim, ser capaz de vender a iniciativa porquê sustentável, barata e inovadora para as autoridades.

Em 2016, eles inauguraram sua risca de produção. A empresa usa todo tipo...

de plástico (desde materiais industriais até garrafas de plástico) e os trituram em lascas de 5 mm.

Na sequência, conforme detalha o site da companhia, o plástico é misturado a um “ativador” com uma elaboração mantida em sigilo. Essa substância derrete o plástico e faz com que ele vire um constituído de resistência semelhante ao asfalto, sendo provável usá-lo na construção de estradas.

Constituído é mais resistente que asfalto generalidade

McCartney afirma que o constituído produzido é 60% mais possante que o betume, substância espessa presente no asfalto das estradas tradicionais. Segundo o empresário, sua invenção também é três vezes mais resistente.

“Passamos por muro de 500 a 600 combinações de polímeros diferentes antes de encontrar um que realmente funcionasse”, disse McCartney em entrevista à TV setentrião-americana CNN.

Segundo um cláusula publicado na CNN, em fevereiro, a Malásia enviou 150 contêineres de lixo plástico para países porquê EUA, Reino Unificado, França e Canadá. Isso porque o país asiático virou ponto de remessas de lixo plástico ilícito desde 2018. Mais de 3.000 toneladas de detritos foram devolvidas no totalidade.

A MacRebur está em expansão. Até o momento, há exclusivamente uma fábrica ocasião em San Diego, na Califórnia, mas a expectativa do execvutivo é expandir filiais para Oregon e Washington, principalmente na região de Tri-Cities, no setentrião da capital estadunidense.



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