O que é computação social?

Não é a internet que muda o mundo e sim a computação social. Mas afinal o que é computação social? Pensamos muitas vezes em informática e computação como elementos puramente tecnológicos. As faculdades e cursos em ciências da computação ensinam questões técnicas, circuitos, sistemas, redes, código de programação, linguagens de criação de software, entre várias outras disciplinas exatas. Nesse meio é difícil concebermos um espaço para aspectos puramente humanos ou sociais.

Ao mesmo tempo, os usos mais correntes da computação são tecnológicos. Desenvolvemos computadores para nos auxiliar na precisão de cálculos e procedimentos delicados, na construção de robôs ou até mesmo na criação de programas de contabilidade ou de gerenciamento de empresas. Na internet, a computação também tem um viés tecnológico: é necessário criar os sistemas físicos, o hardware que permita a conexão e os programas e softwares de navegação, além do desenvolvimento do conteúdo e das linguagens para tal.

É tanta informação e conhecimento exato que dificilmente percebemos que tudo isso é feito e organizado por pessoas. E as pessoas compartilham uma característica vital: invariavelmente utilizamos nosso conhecimento como forma de socialização. O mesmo acontece com a computação e com isso foi criado o que chamamos de Social Computing, ou Computação Social.

 

Fonte:Mundo UC&C