O Pix, sistema de pagamento eletrônico criado pelo Banco Medial, está sendo vítima de um novo golpe, denunciou a fintech Nubank em seu site. Segundo a empresa, criminosos especializados em golpes digitais vêm disseminando mensagens e vídeos sobre um suposto defeito no Pix que permitiria ao usuário receber numerário em duplo na sua conta utilizando transferências eletrônicas com chave aleatória.
De contrato com o Nubank, o esquema na verdade induz os usuários do novo recurso a transferirem moeda para as contas dos golpistas. As mensagens chamam a atenção do internauta ao afirmarem que é provável fazer a transferência de quantia em duplo para uma conta Pix por pretexto de falhas no software ou nos sistemas dos bancos que usam o Pix.
Veja também:
O golpe é tão sofisticado que há, inclusive, vídeos que mostram o suposto “bug” em ação. No entanto, o banco do dedo alerta que tudo não passa de armação. “Para mostrar a transferência ‘em duplo’ funcionando, por exemplo, basta que os próprios golpistas realizem duas transferências – mas mostrem exclusivamente uma na hora de filmar”, revela a fintech.
O golpe atual usa o que especialistas chamam de engenharia social, em que os criminosos conseguem manipular emoções humanas para convencer pessoas a realizarem ações – porquê transferências de moeda.
Gostou do nosso teor? Nos siga no Instagram e tenha entrada a mais materiais exclusivos!