
A partir de agosto deste ano, os anúncios políticos que não atenderem aos requisitos do Facebook não serão aprovadas
O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 24, que os anúncios políticos publicados na rede social cá no Brasil deverão passar por uma autorização e serem rotulados com uma etiqueta que identifica a categoria da publicação. Os usuários já podem solicitar as autorizações desse tipo de pregão e, a partir de agosto deste ano, aquelas que não atenderem aos requisitos não serão aprovadas.
Segundo a empresa, essa é uma...
iniciativa para prometer a transparência de conteúdos políticos que são publicados no Facebook. A empresa adotou estratégia semelhante nos Estados Unidos recentemente, e já havia anunciado que poderia estender para outros países qualquer tipo de controle sobre material eleitoral.
Nas publicações submetidas ao processo de autorização, devem estar presentes as etiquetas “pago por” ou “propaganda eleitoral” para esclarecer a origem do teor e o usuário deve informar dados de identificação porquê telefone, e-mail e CPF, além de justificar residência no Brasil.
Ainda, segundo o Facebook, um pregão será considerado de teor político quando for feito ou encomendado por qualquer candidato ou ex-candidato para um incumbência público, a uma figura política ou a qualquer partido. Também serão considerados os posts sobre eleição, referendos ou campanhas de incentivo ao voto e eleitorais.
Depois de autorizadas, os anúncios serão marcados com um “i”, de informação, no topo da publicação, e ficarão disponíveis na Livraria de Anúncios do Facebook por sete anos.