Museu alemão coloca em exposição cópia ‘viva’ da orelha de Vincent van Gogh

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


A orelha foi criada com células doadas pelo tataraneto do irmão do pintor holandês (Créditos: Reprodução / Diemut Strebe / Associated Press)

A orelha foi criada com células doadas pelo tataraneto do irmão do pintor holandês (Créditos: Reprodução / Diemut Strebe / Associated Press)

O pintor pós-impressionista Vincent van Gogh não ficou famoso apenas por suas (belas) obras. Sua dita “loucura” é outro aspecto que ainda intriga, assim como a misteriosa história envolvendo o corte da sua orelha esquerda, em 1888. O pedaço decepado acabou perdido com o tempo – mas nem isso impediu um artista de criar uma réplica viva da orelha do holandês. As informações são da agência Associated Press.

A obra foi colocada em exposição no The Center for Art and Media, museu em Karlsruhe, na Alemanha. A...

orelha foi feita por Diemut Strebe, usando material genético doado de boa vontade pelo jovem Lieuwe van Gogh, tataraneto do irmão do pintor e filho do falecido diretor Theo van Gogh.

Segundo a AP, por serem parentes distantes, os dois compartilham cerca de 1/16 dos genes, “incluindo o cromossomo Y que é repassado pela linhagem masculina”. As células vivas entregues por Liewue foram colocadas em uma impressora 3D, responsável por moldar o pedaço de forma a deixá-lo parecido com o decepado pelo holandês no século 19.

O artista, de acordo com a agência de notícias, até tinha planos de suar material genético pertencente ao próprio pintor. “Mas o carteiro se confundiu”, disse Strebe, que recebeu um pacote contendo o DNA de outra pessoa.

Visitantes do museu podem ainda interagir com a orelha: segundo o site do museu, um microfone permite que a pessoa fale com a réplica do pedaço decepado. Um software é responsável por processar o som e “simular os impulsos nervosos em tempo real”. A “orelha de van Gogh” ficará em exposição no The Center of Art and Media até o dia 6 do mês que vem.

Fonte:#OMG