O aplicativo de podcasts da Apple ajudou a popularizar os podcastsUma das coisas mais legais de morar fora do País é comprar novos hábitos. E uma das paixões que se instalou no meu coração de vez durante esse pouco mais de um ano em Chicago foi ouvir podcasts.
Podcasts são programas em áudio que são distribuídos pela internet e podem ser baixados no celular.
Eu já ouvia alguns no Brasil, mas esporadicamente. Foi em Chicago que eu descobri a cena possante de podcasts cá dos EUA e me viciei em ouvir programas diariamente.
Logo que eu entendimento, eu já pego o celular e abro aplicativo de podcasts para diminuir os novos episódios da manhã. Ouço dois ou três por dia. Na ida e volta do trabalho, enquanto lavo a louça, faço o jantar e tomo banho.
Eu não estou sozinha nessa vaga. Minha paixão por podcasts representa o sucesso de uma indústria que não pára de crescer e se profissionalizar a cada ano.
::Siga-me no Twitter::
::Curta a página do blog no Facebook::
Os podcasts estão entre as maiores apostas das empresas de jornalismo dos EUA, porquê uma novidade manancial de renda. Também faz troço da estratégia de marketing de texto das companhias que buscam escravizar e fidelizar consumidores.
Quando eu saí do Brasil, em 2015, muito pouco ainda se falava em podcast no País. Pelo que acompanho dos EUA, existe muita gente produzindo podcasts no Brasil e o mercado está crescendo, mas esse tipo de texto ainda não se popularizou porquê no exterior. Existe uma grande oportunidade a ser explorada e programas incríveis para o público desenredar.
:::LEIA TAMBÉM: Porquê saber se uma tendência tecnológica é verdadeira:::
Nos EUA, existem cooperativas para produtores de podcasts, empresas especializadas nesse tipo de texto, newsletter específica sobre podcasts, programas sobre todos os assuntos que você puder imaginar e até um podcast para falar sobre… podcasts!
Por que os podcasts fazem tanto sucesso nos EUA?
O exaltação, do lado dos criadores de texto, está no trajo de que hoje paga-se muito para colocar um pregão em um podcast, já que os anunciantes estão interessados em falar direto com esse público que dedica 100% da sua atenção ao programa que está ouvindo (embora já esteja sendo discutido o trajo de que grande troço dos ouvintes está pulando a publicidade, o que tem tornado e negociação com anunciantes mais delicada).
A previsão é de que os gastos de publicidade em podcasts nos os EUA cheguem a US$ 395 milhões em 2020, de conformidade com a empresa de pesquisas Bridge Ratings.
Do lado dos ouvintes, o exaltação vem da possibilidade de ouvir entrevistas inteiras com personagens interessantes, histórias surpreendentes, debates de cima nível e reportagens impecáveis. O podcast cativa pela qualidade.
Exemplo disso, é que por meio de podcasts aprendi sobre temas pelos quais nunca havia me interessado. Uma história sobre a coleta de lixo no Japão prendeu minha atenção de forma inesperada. Uma entrevista com a Glória Steinem me fez deslindar detalhes desconhecidos da história dela que me levaram às lágrimas em um dia generalidade.
:::LEIA TAMBÉM: O que muda na sua vida quando você aprende a programar:::
Decidi, logo, usar esse espaço para compartilhar com vocês alguns dos meus podcasts favoritos. Escolhi sete podcasts setentrião-americanos e brasileiros (tomei o desvelo de excluir os já famosos Serial e This American Life, já que são opções das quais a maioria já ouviu falar).
Confesso que ainda conheço poucos programas brasileiros. Peço para vocês também colaborarem com a lista e comentarem quais podcasts nacionais eu deveria escutar. Também vale deixar a dica de...
qualquer podcast gringo que você considere imperdível.
Eis a minha lista:
1. Hidden Brain – NPR (em inglês)
Eu tenho uma certa preferência por podcasts que falam sobre o comportamento humano. Coisa de gente curiosa e que tem uma quedinha por psicologia. Por isso, o Hidden Brain é o número um da minha lista. O podcast aborda grandes temas da atualidade do ponto de vista do comportamento humano. Alguns temas que já foram abordados são imigração, tecnologia e sexismo. Cada incidente dura de 20 a 30 minutos, o que eu considero porquê o tamanho ideal para um podcast. Acredite: você vai aprender muito em exclusivamente 20 minutos de programa. Eu passo dias refletindo sobre cada incidente.
2. Invisibilia – NPR (em inglês)
Esse podcast fala sobre as forças invisíveis que controlam o comportamento humano. As histórias do incidente Flip the Script, da segunda temporada, sobre pessoas que combateram ambientes hostis com calor humano, me levaram às lágrimas. É um dos meus episódios de podcast favoritos de todos os tempos. E principal para a gente gerar um pouco mais de empatia por quem é dissemelhante da gente nesse mundo. Você precisa ouvir! Há vários outros episódios também incríveis.
3. Mamilos – B9 – (em português)
O Mamilos fala de temas da atualidade e sempre traz especialistas que representam lados opostos de um mesmo peça para debater o tema da vez. Em tempos de tanta polarização, dá palato ouvir um programa que se dispõe a promover um debate de ideias equilibrado, onde há espaço para ouvir todos os lados e aprender com o outro. Esse firmeza na cobertura fez eu ouvir com atenção até um programa sobre divórcio, embora nem casada eu seja. De quebra, o programa me ajuda a matar um pouquinho da saudade do Brasil.
4. Modern Love – The New York Times (em inglês)
A pilar Modern Love é sucesso há anos no jornal setentrião-americano The New York Times. A teoria é racontar as alegrias e dificuldades de histórias que retratam as diferentes formas de amar. O que eu mais palato no Modern Love é que há sempre alguma fatalidade, mesmo nos episódios com finais felizes. E não é logo que acontece na vida real? Vivemos tão angustiados por tanta felicidade fabricada nas redes sociais e tantas notícias ruins ao volta do mundo que é um ânimo ouvir histórias que falam das belezas e das tristezas que fazem troço da vida de todos nós. É um podcast para trazer inspiração, esperança e ratificação.
5. Recode Decode e Recode Media com Kara Swisher and Peter Kafka – Vox Media (em inglês)
Para quem gosta de tecnologia, os podcasts do site Recode são muito interessantes, porque sempre trazem porquê convidado peculiar o CEO ou fundador de uma empresa de tecnologia, ou alguém que trabalha com a internet de alguma forma. É a chance de ouvir com profundidade e diretamente da manancial as histórias por trás da geração de empresas fascinantes, além dos desafios de gerir empresas inovadoras.
6. Xadrez verbal – Mediano 3 Podcasts – (em português)
Um óptimo podcast para entender sobre sobre política internacional. A cada semana, o programa traz um tema dissemelhante que ajuda a entender com profundidade alguns dos grandes conflitos internacionais da atualidade.
7. Note To Self – WNYC (em inglês)
É uma delícia ouvir ao Note to Self. O programa explora toda semana, em um incidente curtinho, as diferentes formas porquê a tecnologia está mudando as nossas vidas. Há dezenas de histórias inusitadas e desafios dos quais você pode participar para melhorar sua relação com a tecnologia. É ótimo para quem gosta do tema, mas não quer necessariamente falar sobre negócios. O foco cá é no consumidor de tecnologia, suas dores e delícias.
E você? Qual podcast imperdível você sugere?
::Siga-me no Twitter::
::Curta a página do blog no Facebook::
Com informações de (Nascente):Ligia Aguilhar