Elon Musk segue a todo vapor com seu projecto para levar humanos a Marte. Mas o caminho até o Planeta Vermelho será muito longo, já que testes e mais testes precisam ser feitos cá na Terreno para que tudo ocorra com segurança. Entre os experimentos estão os foguetes, e mais um dele explodiu durante uma tentativa de voo na tarde da última terça-feira (2).
O protótipo SN9, que integra a risca de naves Starship da SpaceX, entrou em colisão pouco tempo depois em seguida ter decolado da base em Boca Chica, no Texas (EUA), por volta das 17h30 pelo horário de Brasília. A saída do solo foi porquê a planejada e a nave atingiu uma altitude de 10 quilômetros, além de realizar algumas manobras de teste de velocidade e firmeza. Tudo isso sem apresentar nenhum problema.
A nave também girou na posição nivelado — no que os engenheiros chamam de “belly flop”. No entanto, ao retornar para a posição vertical e se preparar para pousar, a nave perdeu o controle e explodiu bruscamente ao atingir em pleno o solo, criando uma enorme esfera de incêndio no lugar. Não havia tripulantes e o incêndio não espalhou para os periferia. Nenhum profissional saiu ferido.
Ainda não está evidente o que exatamente aconteceu para a lacuna que causou a explosão. No momento, especula-se que houve qualquer problema em um dos motores usados para endireitar a nave de sua posição nivelado para a vertical. John Insprucker, engenheiro da SpaceX, disse que o voo foi ótimo, mas brincou ao declarar que “temos de trabalhar um pouquinho neste pouso”.
A versão anterior do protótipo, a SN8, também teve o mesmo término trágico ao ser testada em dezembro. A decolagem não apresentou problemas, mas na hora do pouso a nave passou por uma falta específica no tanque de combustível que desacelerou o foguete e fez com que ele caísse.
A Gestão Federalista de Aviação dos EUA, que regulamenta o uso de foguetes no país e já havia autorizado o lançamento do SN9, disse que vai supervisionar uma investigação do motivo da queda do protótipo. “Embora leste tenha sido um voo de teste, a investigação prevê identificar a pretexto raiz deste acidente e provável oportunidades para aumentar ainda mais a segurança conforme o programa se desenvolve”, disse um porta-voz da dependência reguladora.
Por enquanto, os protótipos da Starship são feitos em tamanhos reduzidos, mas o formato é o mesmo que será aplicado no padrão final. A espaçonave, que deve ser reutilizável, terá 120 metros de fundura e ter capacidade para carregar 100 passageiros e 100 toneladas de fardo.
[New York Times]