Intel Tiger Lake: novos Pentium e Celeron trazem suporte a AVX-512 e GPUs Xe LP

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


Intel Tiger Lake: novos Pentium e Celeron trazem suporte a AVX-512 e GPUs Xe LP 1


A Intel causou alvoroço no mercado quando anunciou sua 11ª geração de processadores Tiger Lake para ultrabooks, baseados na litografia de 10nm+++, agora chamada de 10nm SuperFin.

Oferecendo uma arquitetura completamente reformulada com seus novos núcleos Willow Cove, a companhia foi capaz de aumentar significativamente os clocks de seus chips, que agora atingem os 4,8GHz. A grande estrela da família, no entanto, é a novidade GPU Intel Xe, primeiro passo da empresa rumo à competição no segmento.


AMD Ryzen 5 5600X pode oferecer melhor desempenho que Intel Core i7 10700, afirma rumor




Rumores
13 Out



Intel Alder Lake de 12




Rumores
06 Out


Com o Core i7 1185G7 e seu irmão mais modesto Core i7 1165G7 roubando a cena, dois modelos acabaram passando despercebidos do público em universal. Tratam-se dos novos Intel Celeron 6305 e Intel Pentium Gold 7505, também situados na família Tiger Lake. Apesar de serem processadores de ingressão, usados muitas vezes em notebooks bastante básicos, a chegada dos 10nm SuperFin e dos núcleos Willow Cove podem ter tornado esses chips soluções mais atraentes.

Intel Tiger Lake: novos Pentium e Celeron trazem suporte a AVX-512 e GPUs Xe LP 2/*');/*]]>*/
Xe LP 4" />

Conforme notou o site HDBlog.it nas listagens de cada um dos processadores no site solene da Intel, alguns recursos muito interessantes estão embarcados nos novos Pentium e Celeron. O primeiro deles é o suporte às instruções AVX-512, um dos recursos que mais tem recebido investimento do time azul em suas CPUs mais recentes. Com elas, esses chips são capazes de apressar cálculos mais complexos, sendo capacitados de executar tarefas relacionadas à Lucidez Sintético com mais eficiência, por exemplo.

Aliás, os dois modelos são compatíveis ainda com as tecnologias Intel Deep Learning Boost, para tirar proveito das instruções AVX-512, Intel Gaussian e Intel Neural Accelerator 2.0, que podem rematar possibilitando a soma de funções inteligentes, mesmo em aparelhos de ingressão. O maior destaque, no entanto, é a presença de uma GPU Intel Xe de 48 EUs, que irá sem incerteza trazer um salto de performance gigantesco em termos gráficos em relação às gerações anteriores.

Intel Tiger Lake: novos Pentium e Celeron trazem suporte a AVX-512 e GPUs Xe LP 3

Apesar de básicos, os processadores apresentam especificações que devem ser suficientes para tarefas do cotidiano, mormente com o boost de performance oferecido pelos núcleos Willow Cove. O Intel Celeron 6305 conta com 2 núcleos e 2 threads rodando a 1,8GHz, acompanhados de 4MB de cache e a Intel Xe de 48 EUs. Já o Intel Pentium Gold 7505 oferece 2 núcleos e 4 threads com clock base de 2GHz e clock boost de 3,5GHz, também trazendo 4MB de cache e a GPU Xe de 48 EUs. Ambos operam com TDP de 15W.



Fonte