Intel anuncia risco de processadores de 11ª geração para notebooks
A Intel anunciou a 11ª geração da risca H, a novidade geração de processadores para notebooks de elevado desempenho. As principais novidades incluem o uso do processo de fabricação 10nm SuperFin, suporte às tecnologias PCIe 4.0, Wi-Fi 6E, Thunderbolt 4 e o aumento das linhas PCIe para 20.
Os processadores da série Tiger Lake-H virão com configurações que variam entre 6 núcleos e 12 threads em modelos Core i5, e um totalidade de 8 núcleos e 16 threads nos modelos Core i7 e Core i9. As frequências variam de 2.1 GHz em modelos mais modestos, podendo inferir boost em um ou até dois núcleos de 5.0 GHz nos modelos mais avançados.
Dentre os cinco processadores, o Intel Core i9-11980HK oferece mais desempenho, trazendo o multiplicador desbloqueado, que viabiliza o overclock de 5.0 GHz para jogos, criadores de teor e profissionais de negócios.
Chris Walker, vice-presidente corporativo da Intel e diretor universal do Mobile Client Platforms Group, explica que a novidade série é uma: “incrível extensão da nossa família de dispositivos móveis de 11ª geração com melhorias de desempenho de núcleo único e de núcleos múltiplos de dois dígitos, jogabilidade de ponta, armazenamento de conexão direta e 20 pistas PCIe 4.0 para largura de margem de plataforma de nível entusiasta“.
A empresa está prometendo em performance ganhos que variam de 5 a 21%, no comparativo do topo de risca Core i9-11980HK versus o predecessor, o Core i9-10980HK. Contra a concorrente AMD, o processador mais avançado vai se transpor de 11 a 24% melhor que o Ryzen 9 5900HX. Todos os testes usaram de referência um notebook com uma GeForce RTX 3080 operando em 165W.
Em ciclos de produtividade, a Intel afirma que sua novidade geração entrega aproximadamente 20% mais desempenho comparado ao equivalente da 10ª geração Core, e muro da mesma vantagem em confrontação com o padrão da AMD.
A Intel também anunciou a chegada de processadores vPRO e Xeon W-11000. A risco vPro entrega quase 30% de lucro de performance, no comparativo do 11950H vPro versus o 10885H vPro, e o lucro pode chegar a 75% em cenários porquê o SPECworkstation, comparado ao 9850H vPro.
Continua depois a publicidade
Em expedido, a Intel afirma que os notebooks com chips Intel série H devem chegar ainda esse ano, mas não deu uma data. De pacto com a empresa, serão mais de 80 designs de notebooks, com mais de 1 milhão de processadores enviados para parceiros de todo o mundo até o lançamento.
Via: Intel