Imagens do nascer da “Superlua” por trás da serra


A Lua Enxurrada no perigeu nascendo por trás da serra em São João da Boa Vista, SP, BR.

 

Fiz um bate e volta em Poços de Caldas, MG. Quando saí daqui de São João da Boa Vista, SP, por volta das 15 h, chovia e o firmamento estava completamente fechado.

Mas, para a minha grata surpresa, quando voltei, pouco depois das 18 h, o firmamento estava limpo. Deu para escoltar de torrinha o nascer da Lua Enxurrada que hoje está mais perto da Terreno e, portanto, um pouco maior e muito mais resplandecente do que a média.

Muitos chamam levante fenômeno de “Superlua”. O nome correto é Lua Enxurrada no perigeu. Para saber mais, veja o post anterior.

Confira, aquém, mais imagens deste incrível nascer da Lua. Abra as fotos noutra janela, em tamanho maior, para ver os detalhes. Note com a Lua nasceu muito amarelada desta vez!

Por conferência com as árvores no topo da serra, a Lua Enxurrada parecia enorme!

 

Lua Enxurrada no perigeu: um farol amarelado sobre as luzes amarelas do meu bairro.

 

A luz amarelada da Lua Enxurrada próxima do horizonte combinou com o tom amarelado das luzes de vapor de mercúrio do meu bairro. E eu adoro levante luar intenso desenhando o perfil da serra!

 

Registro com exposição maior (4 s) para dar uma teoria do farol e do efeito do luar “turbinado” na serra!

 

Um pouco mais subida no firmamento, menos amarelada. Mais tarde, longe do horizonte, ela vai permanecer “prateada” porquê sempre.

 

Todas as imagens deste post foram feitas com a minha Sony HX100V fixa em tripé. Comprei esta câmera em Paris em julho de 2011. Ela já está velhinha. Mas ainda faz um serviço honesto com seu zoom óptico de 30X e e 16 megapíxels de solução com a possibilidade de controle de ISO, exposição, brecha, e velocidade de obturação.  Ela foi escolhida a dedo, na era, para fazer levante tipo de imagem do firmamento. Hoje sonho com câmeras superzoom mais modernas. Mas ainda me divirto bastante com esta HX!

E você? Está vendo a “Superlua” também? Deixe comentários com a sua sensação sobre esta incrível Lua Enxurrada “turbinada”!

 

Amplexo do prof. Dulcidio! E Física (e Astronomia) na veia!



Fonte