O Departamento de Resguardo dos Estados Unidos divulgou hoje três vídeos que, de pacto com o órgão do governo, mostram pilotos da Marinha interagindo com “fenômenos aéreos não identificados” — em outras palavras, Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs).
Os vídeos mostram objetos voadores se movendo rapidamente, e foram filmados com câmeras de infravermelho. Em dois deles, é provável ouvir oficiais do governo exclamando sua assombro pela rapidez dos objetos. Um deles sugere que pode se tratar de um drone.
Duas das filmagens são de janeiro de 2015, e a outra de novembro de...
2004. As três já circulavam na internet: a mais antiga vazou em 2007, e as outras duas em 2017. Em setembro do ano pretérito, o Departamento de Resguardo atestou a sua verdade.
Agora, em expedido, o órgão conta o que levou à decisão de publicar as imagens oficialmente:
“O Departamento de Resguardo está divulgando esses vídeos para explicar qualquer equívoco do público sobre se as filmagens que circulam são reais, ou se há mais a ser desvelado sobre os vídeos.”
O expedido diz, ainda, que as filmagens passaram por “revisão extensa” e que a sua divulgação “não revela qualquer capacidade ou sistema sensível, e não colide com qualquer investigação subsequente de incursões do espaço desatento militar por fenômenos aéreos não identificados.”