Google vai promover dicas do TSE na procura para combater desinformação nas eleições



Imagem: Nathana Rebouças (Unsplash)

Nesta quinta-feira (1°) mais cedo eu contei cá no Gizmodo sobre uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral com o WhatsApp para, além de informar os usuários sobre lugar de votação e medidas contra o coronavírus, tentar barrar a propagação de fake news pelo aplicativo. Agora, o Google também entrou na jogada e anunciou uma ação conjunta com o TSE para tirar algumas das principais dúvidas do período eleitoral marcado para nascente término de ano.

Começando pelo principal resultado do Google: a procura. A partir de agora, quando você pesquisar por termos específicos, a plataforma exibirá resultados pertinentes e muito mais completos. Ao buscar “Porquê votar”, por exemplo, aparecerá um quadro com informações oficiais fornecidas pelo TSE indicando quais documentos são necessários, porquê usar a urna eletrônica, qual a ordem de candidatos para votar e qual o horário da votação.

Todo o material informativo foi formulado pelo TSE. Inclusive, o Google disponibiliza desde abril um quadro de informação com orientações e dúvidas sobre o título sufragista. Ou por outra, durante as Eleições 2020, o Google vai promover lives em parceria com o Tribunal para tratar temas porquê desinformação, protocolos sanitários para o dia da votação e mitos sobre o processo eleitoral. As lives serão divulgadas nos perfis do Google e do TSE nas redes sociais.

O combate às notícias falsas também faz secção da parceria do Google com o TSE. “Levamos o combate à desinformação muito a sério no Google. Temos políticas bastante restritivas sobre teor fraudulento, incitação ao ódio, teor violento, assédio, entre outras. Estas políticas são aplicadas de maneira rigorosa ao mesmo tempo em que buscamos primar teor de qualidade para nossos usuários”, diz a empresa em expedido.

Embora não informe exatamente quais medidas está implementando para reduzir o impacto das fake news, o Google reforça seu compromisso para com o usuário final, e que o objetivo “é que a Procura seja cada vez mais uma aliada do sufragista, principalmente na luta contra a desinformação”.

Neste momento de pandemia, também terão destaque os cuidados sanitários indicados pelo Tribunal para os dias de votação, para que o sufragista compareça à sua seção eleitoral e vote com segurança.

A parceria entre o TSE e o Google vai até o dia 19 de dezembro de 2020, quando se encerra o período eleitoral.



Fonte