(Reuters) – Empresas setentrião-americanas se juntaram aos esforços contra a disseminação do coronavírus, com o presidente Donald Trump e executivos anunciando que o Google oferecerá um site para ajudar as pessoas a ordenar se precisam de testes, enquanto varejistas vão montar testes drive-thru em estacionamentos.
As ações da Alphabet, dona do Google, do Walmart, da Target e da proprietária de farmácias CVS fecharam com mais de 9%, em risca com o mercado de ações.
A pressão tem aumentado sobre autoridades dos EUA para ampliar e melhorar os testes do vírus que se espalha rapidamente e infectou mais de 1.660 pessoas nos país.
“Quero agradecer ao Google. O Google está ajudando a desenvolver um site, que será feito muito rapidamente, para instaurar se um teste...
é necessário e facilitar o teste em um lugar profíquo nas proximidades”, disse Trump.
“O Google tem 1.700 engenheiros trabalhando nisso agora, fez um tremendo progresso.”
A Verily, empresa de tecnologia da saúde também da Alphabet, afirmou estar liderando esforço para desenvolver a instrumento da web para testes com a ajuda dos engenheiros do Google.
“Estamos nos estágios iniciais de desenvolvimento e planejamos lançar testes na extensão da baía de São Francisco, com a esperança de expandir mais amplamente ao longo do tempo”, disse a porta-voz da Verily, Kathleen Parkes.
Ela não respondeu a perguntas sobre porquê o esforço se originou, a extensão do envolvimento do Google e porquê os dados das pessoas seriam protegidos e usados.