Gigantes tecnológicas juntam-se para financiar produção de chips nos Estados Unidos – O Jornal Parcimonioso
Algumas das maiores compradoras de chips do mundo, porquê a Apple, Microsoft ou a Alphabet (dona da Google), juntaram-se aos principais fabricantes de chips, porquê a Intel para financiar e impulsionar um projeto que visa aumentar a produção de chips semi-condutores em território setentrião-americano, aproveitando o conjunto de subsídios anunciados pelo governo de Biden para o sector, avança a “Reuters”.
A recém-formada ‘Semiconductors in America Coalition’, que também inclui a Amazon, afirmou esta terça-feira, dia 11 de maio, que vai pedir aos legisladores dos EUA que disponibilizem fundos para o ‘CHIPS for America Act’ – iniciativa liderada por Joe Biden através de um apelo ao Congresso para que disponibilize 50 milénio milhões de dólares (41 milénio milhões de euros).
“O financiamento robusto da Lei CHIPS ajudaria os Estados Unidos a edificar a capacidade suplementar necessária para ter cadeias de fornecimento mais resilientes que garantam as tecnologias críticas”, disse o grupo numa epístola enviada aos líderes democratas e republicanos em ambas as casas do Congresso dos EUA.
A escassez global de chips atingiu duramente as fabricantes automóveis, com a Ford a declarar que poderia ter de reduzir pela metade a sua produção no segundo trimestre. Os grupos da indústria veículo pressionaram o governo Biden para prometer o fornecimento de chips para as suas fábricas, ainda que “Reuters” tenha avançado com informações sobre alguns funcionários do governo setentrião-americano que estão “relutantes” em usar uma lei de segurança pátrio para redirecionar chips de computador para fabricantes porque isso poderia prejudicar outras indústrias.
A novidade parceria inclui algumas dessas outras indústrias consumidoras de chips, com membros porquê AT&T, Cisco, General Electric, Hewlett Packard Enterprise (HP) e Verizon. O grupo advertiu contra as ações do governo para propiciar uma única indústria, porquê as fabricantes automóveis.
“O governo deve refrear-se de intervir enquanto a indústria trabalha para emendar o atual desequilíbrio entre oferta e a procura que está a ocasionar a escassez”, disse o grupo. Empresas de tecnologia porquê a Apple também estão a ser atingidas pela escassez de chips, mas de forma menos severa do que as empresas da industria carro.
A obreiro do iPhone disse no mês pretérito que vai perder entre três a quatro milénio milhões de dólares (2,4 a 3,2 milénio milhões de euros) em vendas no atual trimestre que termina em junho devido à escassez de chips, mas isso equivale a uma pequena percentagem dos 72,9 milénio milhões de dólares (59,9 milénio milhões de euros) em vendas que os analistas antecipam para o terceiro trimestre fiscal da Apple , de consonância com as estimativas de receita da Refinitiv.