A ESA desafiou observadores profissionais e amadores a registrar a passagem da sonda BepiColombo em seu sobrevoo pela Terreno a caminho da sua misso final em Mercrio
No ltimo dia 10, a sonda BepiColombo passou pela Terreno a caminho de Mercrio, voando a uma altitude de somente 12.700 km, e a Agncia Espacial Europeia (ESA), responsvel pelo equipamento junto com a agncia japonesa Jaxa, teve uma teoria: convocar observadores amadores e astrnomos profissionais para um concurso que escolheu a melhor foto da passagem da sonda. E no que um brasílico venceu?
Sergio Silva, morador da cidade de Porto Feliz (Regio Metropolitana de Sorocaba, em So Paulo) conseguiu registrar a viagem da BepiColombo com nebulosa de revérbero Blue Horsehead de fundo. A imagem foi escolhida porquê o “melhor vislumbre” do sobrevoo e a foto que ilustra essa publicao, l no topo da pgina.A espaonave em movimento visvel porquê uma srie de quatro linhas diagonais cruzando o quadro da secção superior esquerda para a secção subalterno direita contra um campo de estrelas.
Tambm venceram os britnicos Guy Wells e Daniel Bamberger, por uma sequncia de fotos da sonda movendo-se atravs de cu com recta a uma “participao privativo” de um satlite geoestacionrio desativado.
Por término, ainda foi escolhida a imagem feita pelo observatrio do Museu Espacial Rikubetsu, no Japo, que fez a ltima imagem do Bepicolombo enquanto aproveitava a seriedade da Terreno para ajustar...
sua trajetria em direo ao planeta mais interno do Sistema Solar.
De contrato com a ESA, mais de trinta observadores de todo o mundo participaram da campanha. O jri foi constituído por especialistas da misso, e os vencedores recebero um padrão em graduação da BepiColombo.
Esta ser a nica passagem da sonda pela Terreno. A BepiColombo far nove sobrevoos planetrios, sendo o prximo em Vnus, no dia 15 de outubro. A misso estudar todos os aspectos de Mercrio, desde a estrutura e dinmica de sua magnetosfera e porquê ela interage com o vento solar, at sua estrutura interna com seu grande ncleo de ferro e a origem do campo magntico do planeta.
A BepiColombo ainda far mapas globais da composio qumica e rudimentar da superfcie do planeta e usar seus recursos de imagem para entender melhor os processos geolgicos e porquê a superfcie foi modificada ao longo do tempo por crateras de impacto, atividade tectnica, vulcanismo e depsitos de gelo polar.
Via: ESA
Retrato sonda espacial Mercrio ESA Cincia&Espao
Compartilhe com seus seguidores