Facebook está pronto para se comprometer a liberar aproximação a dados de anúncios a parceiros, diz regulador francesismo – 03/06/2021


Por Mathieu Rosemain

PARIS (Reuters) – O Facebook se comprometeu a fornecer aos seus parceiros condições claras e objetivas de aproximação a inventários de publicidade e dados de campanha publicitária, disse a mando antitruste da França nesta quinta-feira, em seguida uma investigação.

Os compromissos propostos pelo Facebook seguiram uma reclamação do grupo de publicidade online francesismo Criteo, que apontou sua retirada do esquema de Parceiro de Marketing do Facebook (FMP) em 2018 e alegou que as práticas do gigante dos EUA constituíam uma conduta muito negativa.

Os FMPs fazem secção de um grupo de mais de 100 fornecedores de tecnologia que oferecem serviços aos anunciantes para melhorar suas campanhas publicitárias online, disse o regulador.

Para obter o status de FMP, as empresas passam por um processo seletivo e são obrigadas a executar certas regras. Em troca, o Facebook permite que eles usem alguns de seus serviços.

A investigação do regulador descobriu que as práticas do Facebook eram “propensas” a prejudicar o aproximação a inventários de publicidade e dados de campanha publicitária no Facebook.

Também sublinhou a falta de transparência e objetividade na forma porquê os pedidos para se tornarem um FMP são tratados.

Em resposta a essa investigação inicial, o Facebook se ofereceu para manter a objetividade, perspicuidade e não discriminação em torno dos critérios de desempenho exigidos dos FMPs e dar treinamento regular de compliance para as equipes de vendas, disse o regulador.

O Facebook está pronto para assumir esses compromissos, que o órgão antitruste submeteu à consulta pública até 5 de julho, por um período de três anos. Os compromissos se aplicam somente a empresas que visam usuários franceses do Facebook e Instagram.

O Facebook não respondeu imediatamente a um pedido de glosa.

A Criteo disse que revisaria os compromissos do Facebook nas próximas semanas.

(Reportagem de Mathieu Rosemain)



Fonte