Em seguida anunciar que estava trabalhando em uma versão do Instagram para crianças, a rede social se tornou escopo de autoridades e ativistas de diversas partes — agora, também da Associação Pátrio de Procuradores-Gerais (NAAG), dos Estados Unidos. Um grupo de 40 promotores dos Estados Unidos assinaram uma epístola pedindo que a rede social desista da teoria, que foi endereçada para o próprio Mark Zuckerberg.
A proposta é gerar uma plataforma segura para crianças e pré-adolescentes. As redes sociais passaram a ser pressionadas com mais força para criarem medidas efetivas contra a presença de menores de 13 anos nesses ambientes virtuais.
Veja também: Google torna autenticação em dois fatores obrigatória em login
“Na última dez, o incremento do número de jovens com distúrbios mentais ou sob tratamento cresceu em paralelo com a popularização do uso de smartphones e redes sociais por crianças e adolescentes”, prossegue a epístola citando estudo publicado na revista científica Canadian Medical Association Journal (CMAJ).
A geração precoce dessa relação de compulsividade e aprovação alheia também é uma das razões contrárias à existência do Instagram Kids. Para o grupo, o entrada pode ser “prejudicial para crianças por inúmeras razões e porque o Facebook falhou anteriormente na proteção do muito-estar das crianças em sua plataforma”.
Em resposta ao site The Verge, o Facebook disse que não desistiu da teoria do Instagram (ou outra plataforma) infantil e que não deve colocar nenhum tipo de pregão nessa rede.
“Acabamos de estrear a explorar uma versão do Instagram para crianças”, disse Andy Stone, representante de políticas do Facebook. “Concordamos que qualquer experiência que desenvolvamos deve priorizar sua segurança e privacidade, e consultaremos especialistas em desenvolvimento infantil, segurança infantil e saúde mental e defensores da privacidade para informá-la. Também esperamos trabalhar com legisladores e reguladores, incluindo procuradores-gerais do país. Ou por outra, hoje nos comprometemos a não exibir anúncios em nenhuma experiência do Instagram que desenvolvemos para menores de 13 anos.”
Gostou do nosso teor? Nos siga no Instagram e tenha entrada a mais materiais exclusivos!