Fabricantes adotam táticas verdes

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


Fabricantes adotam táticas verdes 1

A celulose não é a única frente em que se pode combater os danos causados pela contemporaneidade à natureza. Fabricantes de equipamentos de impressão e fotocópia, de olho no filão de consumidores que buscam opções sustentáveis, têm lançado no marcado opções que além de reduzir o consumo de folhas gastam menos energia, geram menos resíduos e otimizam, de modo geral, os recursos empregados.

A impressão em jato de tinta utiliza pigmentos líquidos, que são jogados no papel como uma espécie de microspray – pingos menores do que a espessura de um fio de cabelo. Uma vez na superfície da folha, a tinta seca sozinha. Já no caso da impressão a laser, o toner é uma espécie de tinta em pó, seca, que é...

aquecida para se grudar ao papel a partir de eletrostática.

O ponto de fusão do toner é muito alto, e para atingi-lo há, consequentemente, muito consumo de energia. Por isso tecnologias que envolvem novos materiais, ou adição de novas substâncias ao toner, para que haja diminuição no consumo de energia, estão entre as principais apostas das fabricantes para transformar seus equipamentos em aparelhos “verdes”.

A Samsung, por exemplo, usa cera sólida para otimizar a fusão do toner e o consumo de energia. A sul-coreana usa o toner polimerizado, com partículas menores e recobertas de uma camada de cera que garante mais permanência e temperatura menor para se fundir ao papel. A economia de energia em relação ao suprimento comum fica em torno de 35%, segundo a fabricante. A tecnologia – que se destaca também por ter menor emissão de gás carbônico em sua produção – está presente em modelos como CLP-325 e CLX-3185.

 

Fonte:Inovação em Impressão