[Exclusivo] Testamos novidade câmera de segurança da 99
Quem mora nas grandes metrópoles e faz uso metódico dos aplicativos de carona sabe o quão complicada pode ser a vida de um motorista no dia a dia do trabalho. Por mais que os passageiros também estejam sujeitos a abusos, atitudes suspeitas e até mesmo delitos por secção dos condutores, a imprevisibilidade e os perigos acabam acompanhando esses profissionais durante toda a sua jornada.
Para mitigar eventuais problemas de segurança durante as viagens, a 99 criou a Câmera de Segurança 99, um aparelho que promete ajudar os condutores — e os passageiros, por que não — a terem viagens mais tranquilas e, dependendo da situação, terem a ajuda necessária para quaisquer eventualidades.
O teve a oportunidade de testar o aparelho e fez algumas imagens para mostrar porquê é que ele funciona. Antes de falarmos do funcionamento e benefícios da câmera da 99, é importante ressaltar que a empresa nos cedeu as imagens em caráter de teste e para ilustrar a material. Tudo o que for gravado pela câmera nas viagens ficará guardado no meio de controle da 99 e só pode ser liberado mediante pedido judicial, ou caso as autoridades julguem necessário ver o material para possíveis investigações.
Simples e eficiente
A câmera de segurança da 99 é uma webcam tradicional capaz de gravar imagens e som por meio de capturas de frames. Sua instalação e informação com a mediano da 99 é feita por meio de uma conexão com a internet, ou seja, o motorista, para configurar o equipamento, precisará rotear seu sinal de rede para que ela possa transmitir os dados para a empresa. O manejo dos aparelhos, no entanto, é feita por uma oficina indicada pela 99.
Para alocar a câmera, utilizamos o retrovisor meão do veículo. Por ser pequena, ela não chega a atrapalhar a visibilidade do retrovisor, o que nos garantiu uma boa segurança na viagem e, porquê vocês poderão ver nas imagens que gravamos, ela consegue captar todo o veículo, uma vez que sua lente olho de peixe tem essa capacidade de angulação. Aliás, o motorista recebe um botão de emergência, que, quando acionado, ativa a gravação da corrida e dá um comando para a medial da 99.
Big Brother da segurança
De combinação com a 99, antes de a viagem encetar, o motorista precisa avisar ao passageiro que há uma câmera instalada. Esse processo, por si, já mitiga uma série de ações que possam ser perigosas, pois o passageiro pode cancelar a viagem sem custos e, assim, evitar maiores problemas. No aceite do cliente, porém, a viagem segue normalmente.
Para iniciar a gravação da corrida ou de qualquer momento em que haja uma situação de risco, o motorista precisa acionar o botão de emergência que, por questões de segurança, estará localizada em uma secção que somente o condutor saberá. Por isso, o tratamento que descrevemos supra, logo que o passageiro entra no veículo, é fundamental. A câmera, aliás, conta com um sobranceiro-falante que pode ser acionado pela meão da 99 para se expedir com o motorista e com o passageiro para o caso de qualquer ocorrência.
Porquê vocês podem ver nas imagens, com exceção dos momentos em que o som fica um pouco picotado devido à conexão com a internet, o vídeo permite que a mediano veja absolutamente tudo o que acontece dentro do veículo. Se vocês repararem, há uma blusa vermelha que usamos porquê referência nos bancos traseiros para medir a boa qualidade da imagem.
O som pode variar um pouco de qualidade devido à conexão, que prioriza, evidente, o vídeo. Portanto, o motorista, além de trabalhar com mais tranquilidade, pode ativar a gravação deste dispositivo sempre que necessário.
Por mais simples que essa solução possa parecer, na prática ela pode ser das mais úteis quando pensamos em segurança. Uma pesquisa realizada pela 99 aponta que condutores com câmeras, que já estão à disposição dos profissionais desde julho deste ano, se sentem 27% mais seguros em confrontação com os que não possuem o dispositivo.
Os testes com os motoristas foram realizados desde 2018 em São Paulo e em Porto Contente. Hoje, com a expansão do serviço por secção da 99, profissionais de cidades porquê Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Manaus e Salvador também fazem uso da câmera que, é bom lembrar, não é obrigatória.
De tratado com a 99, durante os testes, que ocorreram durante todo o ano de 2019, as ocorrências diminuíram em 60%.
Proteção de dados
Além de prevenir eventuais ocorrências e proteger as pessoas durante a corrida, o sistema da 99 também permite maior colaboração com as autoridades, mas, em uma idade em que os dados das pessoas nunca foram tão preciosos, pode possuir um perceptível receio de motoristas e passageiros sobre o serviço.
Essa preocupação, segundo a 99, não precisa subsistir. Todas as imagens são armazenadas de tratado com as Políticas de Privacidade da 99 e com as Políticas de Reconhecimento Facial, em conformidade com a legislação vigente no Brasil. Ou seja, a 99 segue todas as leis aplicáveis, incluindo as questões referentes à proteção de dados.
As imagens ficam armazenadas na mediano 24 horas da 99 e não são acessadas ou distribuídas nem aos motoristas, nem aos passageiros. Mas, para fins legais e de taxa com as autoridades, elas podem ser compartilhadas.
E você, camarada leitor? Se sente mais seguro em fazer uma corrida com uma câmera no carro? Deixe para nós nos comentários!
Gostou dessa material[];_uCT=window._uCT