Eletrobras e Firjan SENAI promovem o Hackathon Lab Procel 2021 –

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


Eletrobras e Firjan SENAI promovem o Hackathon Lab Procel 2021 - 1


Promovido pela Eletrobras e Firjan SENAI, em parceria com a Neo Ventures, o Hackathon Lab Procel será uma competição on-line entre equipes, que acontecerá entre 24/07 e 01/08, para o desenvolvimento de soluções inovadoras de eficiência energética. As inscrições para participar do hackathon ficarão abertas até 18/07.

Clique cá para conferir as regras do concurso, divulgadas no lançamento do edital de inscrições, em 06/07, durante webinar no YouTube da Firjan.

“A digitalização dos processos foi um duelo para todas as empresas durante a pandemia e hoje, depois de mais de um ano, muitas pessoas estão mais abertas a participar de eventos virtuais e ao uso de ferramentas digitais colaborativas. Dessa forma, a realização do hackathon tende a ter bons resultados, mesmo em um envolvente totalmente virtual”, destaca Kézia Renata Rodrigues da Silva, perito em formatação de programas de aceleração e pré-aceleração.

A grande novidade dessa chamada é que em vez de selecionar start-ups e micro e pequenas empresas para aligeirar o desenvolvimento tecnológico de suas próprias soluções, a competição irá garimpar 4 equipes de pessoas físicas, compostas por no sumo 5 integrantes e com propostas inovadoras em eficiência energética. É desejável que os participantes tenham formação em ciências exatas e engenharias – com atuação ou direcionamento de estudos em eficiência energética ou computação embarcada.

Perfil dos participantes

Os participantes devem ser maiores de 18 anos, graduados há até cinco anos, ou alunos matriculados ou egressos há até cinco anos de cursos de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado (stricto sensu) e especialização (lato sensu) de todo o país. As equipes podem ser compostas por pessoas graduadas em diferentes cursos e com diferentes níveis de formação.

No entanto, é importante ressaltar que todos os participantes devem estar cientes de que, caso aprovados, os projetos serão desenvolvidos de forma presencial na cidade do Rio de Janeiro, de agosto a dezembro de 2021. Portanto, deverão ter disponibilidade para, obrigatoriamente, neste período, trabalhar presencialmente na aceleradora do Lab Procel, instalada na unidade do Instituto SENAI de Tecnologia, Automação e Simulação, localizada na Rossio Natividade Saldanha, 19, Benfica, Zona Setentrião do Rio.

As quatro equipes vencedoras do...

hackathon serão premiadas com a participação no programa de Pré-Aceleração do Lab Procel e poderá narrar com até 3 bolsas mensais DTI SENAI (bolsas para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) para o subvenção dos custos individuais de seus integrantes durante o período de pré-aceleração e vouchers tecnológicos, para custear o desenvolvimento das soluções aprovadas no Hackathon Lab Procel.

“Os projetos vencedores contarão com vouchers tecnológicos para a contratação de horas técnicas de especialistas da Rede Pátrio de Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, contratação de serviços metrológicos, infraestrutura física em escritório compartilhado, assessoria consultiva, mentorias e capacitações de base à inovação, muito porquê auxílio na fala de parcerias com empresas, instituições e organizações privadas e públicas para o desenvolvimento tecnológico e a inserção das soluções inovadoras no mercado”, destaca o coordenador de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI e gestor do Programa Lab Procel, Damián Gomez.

Sobre o Lab Procel

O Lab Procel é um programa para o desenvolvimento de processos de aceleração e pré-aceleração em inovação tecnológica e de negócios em eficiência energética, resultado da parceria entre a Eletrobras/Procel e a Firjan SENAI. Lançado em abril de 2020, com uma série de quatro chamadas públicas, tem porquê objetivo fomentar oportunidades para o desenvolvimento de projetos junto a start-ups, micro e pequenas empresas e equipes de pessoas físicas com projetos inovadores, conforme a proposta de cada chamada. Assim, o programa viabiliza o aproximação de toda a sociedade a soluções e produtos inovadores com ênfase na eficiência energética.

O Procel, Programa Pátrio de Conservação de Vigor Elétrica, criado em 1985 pelo governo federalista, é coordenado pelo Ministério de Minas e Virilidade e executado pela Eletrobras com recursos assegurados pela Lei Nº 13.280/2016. O Projecto Anual de Emprego de Recursos do Procel para o ano de 2018 incluiu o projeto “Concurso de Inovação para Soluções em Eficiência Energética”, viabilizador do Programa Lab Procel.

As ações do Procel são voltadas para o aumento da eficiência dos bens e serviços, para a disseminação de conhecimento sobre o uso eficiente da força e para a adoção de hábitos de consumo mais conscientes. Dessa forma, o programa contribui para postergar investimentos no setor elétrico, reduzir emissões de gases de efeito estufa e mitigar impactos ambientais, colaborando para um mundo mais sustentável.

Para observar ao webinar de lançamento do Hackathon Lab Procel clique cá



Fonte