No último mês fui convidado a ser palestrante em um importante evento sobre publicidade na internet e gostaria de dividir com vocês algumas das conclusões que apresentei por lá. O evento, de altíssimo nível, reuniu os maiores especialistas do mundo digital nacional e internacional para debater tendências como criatividade e colaboração, social e mobile analytics, in-game advertising, redes sociais e vários casos de sucesso.
O tema da minha palestra foi “A internet como ela é”. Apresentei os principais acontecimentos recentes da internet, os números do mercado, o comportamento digital do brasileiro, as tendências no mundo online e a importância da inteligência digital para os negócios, incluindo inteligência de busca, de mercado e de mídia.
Para tornar essa análise possível, usei uma das maiores amostras de usuários de internet no planeta, o Hitwise, que monitora 25 milhões de pessoas em diversos países, sendo mais de 500 mil apenas no Brasil.
Antes de seguir adiante, no entanto, vale citar e destacar a participação de três grandes especialistas em estratégias de SEO e links patrocinados nesse evento: Alexandre Kavinski (CEO da i-Cherry), Leonardo Naressi (sócio-diretor de inovação e tecnologia da Direct Performance) e Thiago Bacchin (presidente do Digital Branding Group e CEO da Cadastra). Em uma ação promovida pelo Hitwise durante o evento, eles trouxeram brilhantes análises e insights para quem trabalha com marketing de busca.
Abaixo faço um breve resumo dos pontos mais importantes que abordei. A apresentação completa está disponível para download em http://slidesha.re/lYUah1.
Ferramentas de busca
No que tange ferramentas de busca, comentei sobre a liderança absoluta do Google Brasil, no país, ainda que o Bing esteja crescendo nos últimos meses (logo nos três primeiros meses deste ano, ele já cresceu o equivalente a todo o período de 2010!).
Em termos exatos, na última medição que realizamos no período de 12 semanas terminadas em 7 de maio de 2011, o Google Brasil tinha 90,49% das buscas feitas pelos usuários de internet no País, contra apenas 5,15% do Bing.
É notório que o Bing tem ganhado relevância no último ano no gosto dos brasileiros (cresceu 250% em um ano), mas há um longo caminho a ser percorrido.
Em contraposição à predominância do Google Brasil nas buscas, o Bing vem apresentado maior taxa de sucesso (percentual de buscas que se converteram em visitas a algum site). No período de 12 semanas terminadas em 7 de maio de 2011, o Bing apresentou taxa de sucesso de 84%, enquanto o Google Brasil teve 71,55%.
A curiosidade que lancei à plateia e divido com vocês é: qual o termo mais buscado na ferramenta Bing? Acredite, é ‘google’.
Categorias que...
mais geram visitas
Ainda, as ferramentas de buscas formam a categoria que mais gerou visitas para os sites no País, seguida das redes sociais e fóruns, das páginas iniciais dos portais, dos serviços de e-mail e dos sites de multimídia.
O mesmo acontece quando analisamos isoladamente algumas das categorias mais populares no país, como a de compras e classificados, sites femininos, sites de games e de notícias: os buscadores são os maiores geradores de tráfego, incontestavelmente.
Termos de busca mais populares
Outro dado que apresentei no evento foi sobre as buscas mais populares por categoria de sites na internet no Brasil. Em nossos levantamentos periódicos observamos que o termo mais popular de cada categoria representa menos de 6% do total, exceto em Bancos, em que, nas 12 semanas terminadas em 7 de maio deste ano, o termo “itaú” obteve 11,03% das buscas, seguido de “bradesco”, com 6,73%. Já “mercado livre” dominou as buscas em compras e classificados, enquanto “g1” foi o mais buscado em notícias e mídia e “capricho” no segmento feminino.
Outra tendência do usuário de internet no País é utilizar várias palavras em suas buscas na tentativa de encontrar mais rapidamente o que procura. De todos os termos de buscas que geraram visitas a qualquer site, aqueles que contêm três palavras lideram o ranking, com 20,78% das buscas. Em seguida vêm as buscas com duas, uma, quatro e cinco palavras.
Contrapondo-se ao resultado brasileiro, nos Estados Unidos, a maior parte das buscas que se convertem em visitas a algum site continha apenas uma palavra, com 24,31%. As buscas com duas e três palavras vêm logo atrás, com 23,72% e 19,86%, respectivamente.
A disputa do ano
Para concluir, uma das coisas que nossos clientes mais têm me questionado é sobre a comparação entre o Orkut e o Facebook. Pois bem, para não fugir ao tema, apresentei (e reproduzo a seguir) exatamente como está e para onde caminha este duelo.
De forma geral, não restam dúvidas: a rede social do Google ainda é de 3 a 4 vezes mais visitada no Brasil que a rede de Marc Zuckerberg. Os números do Hitwise mostram que na semana terminada em 30 de abril (uma semana antes do evento), o Orkut detinha 50,55% das visitas na categoria de redes sociais e fóruns enquanto o Facebook tinha 13,70%.
A minha aposta? Se as coisas se mantiverem assim, a tendência é de que no início de 2012 vejamos uma equalização dessas forças, com provável inversão de papéis com o passar do tempo. Vamos acompanhar.
Fonte:Eureka!





