Cresce o uso do WhatsApp para distribuição de conteúdo

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


O WhatsApp não é um destino notícias como LinkedIn, Twitter e Facebook são, certo?  Não era! É cada vez maior o compartilhamento de notícias e outros conteúdos através do mensageiro instantâneo.

O uso inusitado começou a me chamar atenção após o convite que recebi recentemente, da Vianews, para participar de um debate sobre os desafios de fazer a mensagem chegar ao público alvo em um cenário crescente de fragmentação de mídias e audiências, na sede da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Sobe o título sugestivo  “O declínio do Facebook, do Twitter e dos Portais”, o papo abordou as estratégias dos profissionais de comunicação corporativa para atender melhor às necessidades dos clientes através da exploração de redes sociais de nicho, foco da apresentação de Leslie Campisi, especialista em relações públicas, comunicação digital e diretora gerente da HotwirePR, e as estratégias dos jornalistas e veículos de mídia para dialogarem cada vez mais com os seus leitores, tema que abordei.

Falei bastante sobre o uso crescente das mídias sociais tradicionais (Twitter e Facebook) e de nicho (Instagram, Pinterest e Linkedin) para transmissão de informações/notícias e geração de tráfego para os sites dos veículos. Na ocasião, mencionei que, aqui no Brasil, o uso do WhatsApp é muito maior como  canal de comunicação, para ampliar o contato dos veículos com os leitores (que podem, através do app, sugerir pautas), do que como ferramenta de distribuição de conteúdos.  Entre os pioneiro no uso do WhatsApp para o recebimento de informações enviadas diretamente para as redações pelos leitores/telespectadores estão os jornais Extra, O Dia, Folha de São Paulo, Diário de Pernambuco, Diário Catarinense, Diário do Pará e Correio da Bahia, o portal  R7 e a Band.

Falei também sobre o uso das redes sociais pelos jornalistas para apuração de informações. E não é que hoje, durante uma das muitas varreduras que faço ao longo do dia nas redes sociais e nos apps de notícia, me deparei com uma notícia do Digiday sobre um estudo recente  a respeito do aumento  de compartilhamento de conteúdos do site viral de esportes do USA Today, For The Win (FTW), através do WhatsApp?

De acordo com a reportagem, desde a introdução de um botão de compartilhamento WhatsApp no seu site...

móvel, há uma semana, o FTW viu as atividades de compartilhamento através do mensageiro crescerem para 18% do total dos compartilhamentos feitos pelos leitores, já ultrapassando o compartilhamento via  Twitter (13%).

Cresce o uso do WhatsApp para distribuição de conteúdo 1
O botão de compartilhamento de conteúdos foi lançado pelo WhatsApp no fim de 2013e apenas para a plataforma iOS. Outras empresas podem inclui-lo em seus próprios aplicativos aplicativos móveis. Entre os maiores usuários, hoje, estão o Buzzfeed e o Shazam.

Pesquisando na Internet, encontrei uma entrevista recente do presidente BuzzFeed, Jon Steinberg, ao Recode, na qual ele afirma que o botão WhatsApp tornou-se uma opção cada vez mais popular de compartilhamento para seus leitores. O botão foi integrado ao app para iOS em outubro, e de lá para cá os compartilhamentos têm dobrado, mês de a mês, de acordo com o VP de desenvolvimento de negócios do BuzzFeed, Ashley McCollum.

Cresce o uso do WhatsApp para distribuição de conteúdo 2
Ao próprio Digiday, a equipe do Shazam declarou que o WhatsApp já responde por 10% de toda a atividade de compartilhamento do serviço.

Números relevantes, considerando que as funções essenciais do WhatsApp são mensagens e bate-papo. Ao contrário do Twitter, Facebook e LinkedIn, ele não tem um feed onde os usuários possam publicar informações. O compartilhamento é direto e, na maioria das vezes, um para um. Quando os usuários clicam no botão Share-to-WhatsApp, são apresentados à lista de seus contatos e aos grupos para os quais podem enviar mensagens diretas. Essa facilidade de uso é apontada pelos pesquisadores como o maior trunfo do mensageiro frente a outros formatos de distribuição de informação através de dispositivos móveis, como o SMS e o e-mail.

No fim de abril, o WhatsApp anunciou ter alcançado a marca de 500 milhões de usuários utilizando a ferramenta regularmente, que compartilham mais de 700 milhões de fotos e 100 milhões de vídeos diariamente.

PS: Quer saber como integrar o botão do WhatsApp no seu app? O tutorial está aqui.

Fonte:Circuito De Luca