Conheça os diferentes estilos de investidores
Temos falado aqui no blog sobre o perfil do empreendedor, mas também devemos lembrar do perfil dos investidores, futuros sócios de uma startup, no caso de uma aceleração.
Sociedade não é fácil, exige muita resiliência e conhecimento do perfil da pessoa que administrará seu negócio. Analisar as características humanas por detrás desses stakeholders do ecossistema de startups é fundamental para o futuro de seu negócio.
Na era do capitalismo financeiro, anterior ao advento do empreendedorismo digital e das startups, esses investidores não possuíam um rosto, ou muitas vezes sua figura estava protegida pela estrutura de grandes bancos, fundos e outras instituições financeiras.
O empreendedorismo moderno deu a investidores um caráter pessoal, humano. Então pensemos: como empreendedores, que vantagens podemos conseguir a partir dessa aproximação e o que podemos aprender a respeito das características e motivações que guiam esses importantes atores de nosso ecossistema?
Tentamos organizar aqui algumas de nossas impressões, usando como pontapé inicial o entendimento do canadense Cameron Chell, CEO da consultoria Business Instincts Group, de Calgary.
Chell categoriza investidores de modo pessoal, segundo sua motivação principal e, embora o cenário mais comum e próximo da realidade implica que tenhamos investidores que congreguem várias dessas características e tipos em proporções diferentes, tal entendimento é essencial, seja na hora de buscar o investidor certo para seu projeto, ou mesmo no posterior relacionamento com essas pessoas, que passarão a fazer parte do dia a dia de sua empresa, de uma forma ou de outra.
O canadense considera quatro tipos distintos de investidores, conforme suas motivações: ROI Investors (que traduziremos como “Investidor de Resultados”), Passion Investors (que aqui chamaremos de “Investidores Passionais”), Support Investors (ou “Investidores de Apoio”) e Contribution Investors (ou “Investidores Idealistas”).
É importante considerar que o conjunto de características de cada investidor não se manifestará apenas durante a fase de seleção dos investimentos. Muito pelo contrário, a motivação desses investidores está diretamente relacionada ao tipo de retorno que essas pessoas irão esperar de sua startup e, desse modo, o entendimento de suas necessidades como participantes do desenvolvimento de sua empresa irá mantê-los, ou fazer com que abandonem o barco, mesmo após conseguir um aporte inicial.
Neste post, iremos detalhar alguns dos comportamentos e expectativas que constituem cada um dos quatro tipos de investidores.
O de Resultados
Sem dúvida tais investidores buscam números e resultados mensuráveis e concretos. Não espere seduzi-los com produtos fenomenais ou ideias que possam mudar o mundo – tudo aquilo que não fecha na ponta do lápis será descartado ou posto de lado.
No cotidiano de uma startup investida, exigirão relatórios claros do ponto de vista contábil, financeiro, legal e tudo aquilo que não vier em uma planilha certamente será enviado de volta.
Por mais desagradável que a “cobrança” realizada por esse tipo de investidor possa parecer para alguns empreendedores e startups, essa figura será um forte aliado, que provavelmente irá garantir o retorno de sua empresa em termos de rentabilidade e lucratividade, além de manter sua startup distante de armadilhas fiscais e pegadinhas financeiras comuns no burocrático país em que vivemos.
Por outro lado, investidores com forte foco em números e resultados muitas vezes deixam passar oportunidades de desenvolvimento pessoal dos fundadores ou da equipe envolvida em uma startup. Em outras palavras, tais pessoas não irão interferir muito caso as métricas financeiras sejam positivas, ao passo que podem interferir de modo excessivo e até mesmo pressionar por cortes e contingenciamentos caso as projeções financeiras estejam abaixo do esperado. Não espere deste tipo de investidor um comportamento de liderança soft, colaborativo e empático. Seu estilo é hard, objetivo e pragmático.
A conquista de investidores com esse caráter está novamente nos números. Dados de mercado sem embasamento em pesquisas ou estatísticas furadas o afastarão, do mesmo modo que produtos espetaculares sem uma boa proposta de geração de receita não irão atraí-lo. De modo geral, são investidores que detém em seu portfólio modelos de negócio mais tradicionais, para os quais o retorno financeiro seja mais nítido e de certo modo já consolidado no mercado por outras empresas e startups.
O Passional
Como o próprio nome sugere, são investidores que precisam se apaixonar pelo seu produto ou ideia. Em geral essa classe concentra ex-empreendedores arrojados, ávidos por novas propostas de produto e soluções disruptivas de mercado.
No cotidiano de uma startup investida, tais financiadores irão pressionar pela execução do projeto, inclusão de novos features e, não raro, tentarão interferir em decisões.
Embora esse tipo de investidor seja extremamente inspirador para uma equipe de fundadores, sua motivação pela paixão pode forçar startups a ingressar numa fase de escala ou desenvolvimento do produto de modo prematuro. Além disso, do mesmo modo que se empolgam com ideias inovadoras, podem se sentir frustrados com a ausência de resultados. Esse tipo de investidor é bastante imprevisível, embora em muitos casos tenda a investir capital de modo mais desprendido. Sugerimos tomar cuidado com a empolgação do investidor passional e tentar trazer a realidade do negócio sempre a tona.
Acreditar em seu projeto e estar disposto a correr riscos por ele são características fundamentais para a conquista de um investidor passional. Milhares de estatísticas promissoras não surtirão nenhum efeito durante um pitch, se os empreendedores que as apresentam não demonstrarem empolgação.
O de Apoio
Esse tipo de investidor é movido por sua empatia com a equipe de fundadores de uma startup. Mais do que conhecer a ideia ou os números de sua startup, esses investidores querem saber da trajetória e dos talentos e potenciais de cada um dos membros do projeto.
Sua presença será constante e seu nível de acesso quase que total. Não raro, tais investidores assumem também o papel de mentores em empreendimentos digitais, acompanhando a evolução pessoal de cada um dos fundadores e tentando lhes oferecer apoio no enfrentamento de dificuldades e obstáculos.
Independentemente do valor investido, trarão benefícios às startups no que toca às suas áreas de conhecimento e atuação. Para o empreendedor, o ponto-chave na escolha de um investidor com essa característica é tentar alinhar a experiência e especialização dessas pessoas aos pontos fracos da startup. O ego deste tipo de investidor é algo que sempre deve ser analisado.
Nas fases de pitch e apresentação, um bom histórico dos membros fundadores e uma explicação detalhada a respeito de sua motivação em relação ao empreendimento são fundamentais para a conquista do investidor de apoio.
O Idealista
Geralmente relacionados ao empreendedorismo social, tais investidores realizam seus investimentos pensando em suas próprias convicções e ideais.
Sua presença pode até não ser constante no sentido de acompanhar todos os processos, mas ele certamente estará próximo, cuidando para que a empresa atinja os objetivos e ideais que foram inicialmente estabelecidos. O agora não importa muito, e sim o quanto o agora aponta para a visão do negócio e suas consequências.
Empreendedores bem engajados não apenas na comunidade de startups e inovação, mas em diversas esferas da sociedade, tendem a atrair maior atenção desses investidores. Para lidar com eles é preciso ter bem mais do que um produto ou serviço, é preciso ter missão, visão e valores de um negócio bem delineados.
Durante as fases de pitch e apresentação, principalmente, a visão da startup será fundamental para cair nas graças desse investidor. Mas não o confunda com o investidor passional – caso seu negócio não esteja bem estruturado, ele provavelmente não passará nem perto de embarcar na empreitada. Lembre-se que idealismo não é sinônimo de lucro.
Fonte:Startuplace