Conheça a pera dançante japonesa com milhões de views no YouTube
Não parece, mas essa mistura de Pikachu com Giga Pudding é uma pera (Foto: Reprodução / YouTube)
Poucos lugares chamam tanta atenção por conta de “estranhezas” quanto o Japão, cujas modas e manias vez ou outra ganham os holofotes fora do país. E a última dessas criações orientais a se destacar no ocidente é uma simpática (e bem surreal) personagem chamada Funassyi (pronuncia-se Funasshi).
A criatura – uma pera amarela trajando uma roupa azul clara, na teoria – apareceu em uma matéria no site da tradicional CNN na última terça-feira, o que mostra um pouco de seu potencial viral. Mas essa dançante e feliz mascote não-oficial da cidade de Funabashi não é tão nova assim: referências a ela aparecem em sites ligados à cultura japonesa desde o meio do ano passado, pelo menos, e um dos canais da fruta no YouTube já tem seus dois anos de vida.
E a origem dela é ainda mais antiga: segundo sua biografia, a animada pera nasceu nos idos de 138 d.C., o que significa que ela tem mais de 1870 anos. Isso, claro, apenas na ficção, porque a ideia do personagem data só de 2011, mesmo ano em que foi criada a conta no Twitter da estranha criatura – que é bem ativa e acumula 750 mil seguidores.
O canal da Funassyi aparentemente referido na reportagem da CNN carrega o nome da personagem, mas não traz muitas outras informações e linka para um site que parece não existir mais. São 18 vídeos, com o primeiro de janeiro de 2012 e o último desta quarta. O mais assistido deles, que você vê abaixo, tem qualidade (bem) duvidosa e mais de 1,2 milhão de visualizações.
Só que existem diversas outras páginas que envolvem o nome da fruta. Uma das mais interessantes é a funassyi_london_project, que leva a criatura a um passeio em Londres, no qual ela assusta crianças e grita algumas coisas para os passantes. Fora isso, há ainda uma música dela publicada no canal da Universal Music Japan, que já ultrapassa os 2 milhões de views.
Popularidade – Mas o que há nessa pera para que ela faça sucesso em um país tão cheio de criações peculiares, e ainda atraia a atenção da mídia de fora? O site de notícias tem suas explicações. Mas para começar a listá-las, é preciso antes mencionar que Funassyi faz parte de uma categoria denominada yuru-kiara, de mascotes fofinhas e engraçadas criadas por governos, órgãos públicos e empresas para atrair a simpatia de cidadãos e eventuais clientes – algo como faz a Prefeitura de Curitiba com seu Facebook, por exemplo.
A fruta-homem não chega a ser a personalidade oficial de Funabashi, mas ainda “compete” com seus similares pela preferência dos japoneses, que compram até produtos relacionados aos bichos. O “rival” mais popular dela é o urso Kumamon, da prefeitura de Kumamoto, e ambos participam até de alguns concursos junto de outras pessoas fantasiadas de animais e diferentes criaturas. O Wall Street Journal publicou em 2012 uma matéria sobre esses “Grand-Prix”, enquanto o Japan Times fez outra em 2011 girando em torno do mesmo tema. Ambas estão em inglês, mas valem a leitura pela curiosidade.
Voltando à explicação da popularidade: o primeiro ponto é que, em contraste com as concorrentes, a mascote-fruta fala e ainda termina as frases sempre com “nashi” (“pera”, em japonês). Ela também se movimenta bem mais, chegando a dançar e a saltar, como dá para ver nos vídeos acima, enquanto os outros personagens são bem mais travados graças às roupas pesadas. O fator mistério também deve ter seu peso aqui, já que o criador da fruta dançante prefere ficar no anonimato e parece não haver um “dono” para a coisa – vide os diversos canais de YouTube relacionados a ela.
Fonte:#OMG