Veja 6 dicas de Eloízio Neves, Acelerador Corporativo da Neo Ventures, para gerar um hackathon de impacto, com propósito e planejamento que são essenciais para o seu sucesso.
1. Defina o propósito
Hoje, os participantes dos hackathon estão preocupados com o propósito, isto é, para que possam conectá-los e desfrutarem de uma experiência incrível. Esse propósito deve estar muito evidente e definido nos integrantes da organização, para que consigam transmiti-lo para todos os participantes e parceiros, já que hoje em dia há uma preocupação por secção das marcas em se estabelecer um engajamento com o público a término de provar que se encontram alinhados com o mesmo propósito, criando, portanto empatia. Definir um propósito que os integrantes do hackathon se identifiquem e que acreditem é precípuo, já que a partir disso todos conseguirão remeter com a mesma intenção do evento. Porquê por exemplo o propósito do evento Dev Weekend Diamantina é levar os desenvolvedores para o mundo do empreendedorismo e conectar soluções inovadoras com grandes empresas.
2. Pense nas habilidades complementares
Em segundo lugar pense em porquê montar uma equipe que tenha sinergia com o propósito do hackathon e que as suas habilidades sejam complementares às dos outros integrantes da equipe. Desta forma, todos são potencializados com as habilidades uns dos outros e estarão alinhados com o propósito do hackathon.
Hoje se trabalha com um padrão que define uma pessoa porquê responsável por vendas (comprometido no treinamento e seguimento da equipe de vendas, mantendo-os motivados, avaliando quais pontos devem ser melhorados e solucionando possíveis contratempos), um responsável por infraestrutura e jurídico (aquele que organiza todos os espaços do evento, incluindo a gestão da limpeza e dos staffs; é responsável, também, pelo seguimento e/ou elaboração de contratos, termos, etc.), um responsável pela coordenação universal e parcerias (é aquele comprometido em manter a equipe engajada e fazer toda a gestão de tempo do evento, acompanhando todos os líderes, além de captar parceiros que tenham o mesmo propósito que o hackathon, buscando o esteio financeiro para que o evento possa sobrevir), um responsável pelo financeiro e alimento (comprometido com a realização do estabilidade entre o caixa e as expectativa do evento, realizando toda a gestão financeira), um responsável pelo marketing (comprometido no engajamento de pessoas, através do marketing do dedo, atraindo mais participantes para o evento e promovendo ações para facilitar na captação de participantes), e uma pessoa responsável pela curadoria (é aquele responsável por realizar o gavinha entre a organização dos eventos e os mentores, os palestrantes de talks e cursos). Lembrando que as vendas, neste caso, podem ser utilizadas somente para a captação de participantes quando o evento é gratuito.
Para a constituição do time é necessário, primeiramente, deliberar o que será importante nas funções para o bom curso dos trabalhos....
Desta forma, pode-se, inclusive, mesclar as áreas para reduzir o número de pessoas na equipe e/ou reformular as funções de maneira que melhor atenda a equipe.
3. Busque parceiros
Em seguida definir o propósito e montar a equipe, defina qual o valor mínimo do evento, porquê por exemplo R$10.000,00, para que o evento possa intercorrer, assim o responsável por parcerias já pode estrear a captar recursos com uma meta estabelecida. Os parceiros têm que ser empresas que tenham alinhamento com o propósito do evento, porquê por exemplo, se o hackathon aborda saúde e uma empresa de tabaco é apoiadora do evento ou está realizando para crianças e uma empresa de bebidas alcoólicas é apoiadora deste evento. Torna-se contraditório e os participantes percebem a incoerência existente no evento, portanto, busque parceiros que possam contribuir mais do que só com moeda, mas que também possam engajar no evento.
4. Treine e alinhe
O Terceiro ponto, em seguida a equipe formada, é treiná-la e alinhá-la com o propósito do hackathon, para que todos possam “falar a mesma língua”, esse treinamento é com foco em alinhar todos com o propósito, de modo que todos estejam engajados, com o público já definido, entenda as suas necessidades e porquê esse público está interagindo atualmente em evento e porquê eles compram para que assim possam riscar o melhor hackathon para eles.
5. Desenhe o melhor cenário do hackathon
Pense porquê um potencial participante desse hackathon. Você participaria? Ele te atrai? Ele tem uma proposta de valor para mim? Com essas perguntas você começa a riscar o hackathon, definindo quantas pessoas irão participar. Nos nossos eventos, em universal, sugerimos alguma coisa em torno de 60 a 80 participantes para o hackathon, e começamos as vendas entre 3 e 2 meses antes do hackathon. Mas isso vai variar porquê o seu público interage e compra, assim se for a primeira vez que você realiza um evento converse com quem já vem realizando eventos, buscando entender porquê funciona o processo de compras dos seus potenciais participantes.
6. Defina as métricas do hackathon
Alguns organizadores esquecem de definir as métricas claras e objetivas, para que possam ter sucesso do início ao término do evento. Mas porquê definir as métricas? Em seguida riscar o hackathon você já tem muitas informações importantes para debutar as definições de métricas, porquê por exemplo, estipular uma data para a venda mínima de ingresso, estipular qual o mínimo de participantes para que o evento seja viável (se o evento for pago ver a viabilidade financeira), esses são exclusivamente alguns exemplos de KPIs utilizados, mas essas métricas devem estar alinhadas com o propósito do evento, para que até o engajamento da equipe e dos participantes sejam medidos com sucesso.
Essas são somente algumas dicas para que o sucesso do seu hackathon, lembrando que os parâmetros utilizados não são engessados, sempre há o que moldar de contrato com as necessidades e imprevistos. Confira outras análises publicadas no Neo Radar clicando cá!