Porquê inovar no processo de recrutamento e atração de talentos?
A dimensão de Recursos Humanos vem se modificando de maneira rápida nos últimos anos e sido cada vez mais protagonista em momentos de crise, incremento e reorganização das empresas. Graças ao progressão de novas tecnologias, plataformas robustas, técnicas ágeis e empresas especializadas nessa atividade, o RH teve um grande salto em seus resultados e inovações.
Uma atividade que demanda muito tempo e robustez da espaço de Recursos Humanos é o recrutamento e atração de profissionais. Esta atividade é crucial para o incremento das empresas e principalmente para a manutenção da qualidade dos processos de cada companhia, mas muitas vezes conflita com outras tantas rotinas e responsabilidades. Por isso têm surgido empresas especializadas no processo de recrutamento para facilitar a dimensão de Recursos Humanos.
Essas empresas reúnem informações valiosas, tem um contato próximo com os melhores profissionais disponíveis e estão por dentro da movimentação do mercado. Além de especializadas em otimizar o processo seletivo e lucrar tempo e assertividade nas contratações. Existem empresas de plataformas para automação atividades, consultorias tradicionais e algumas, porquê a Yellow que atua tanto no processo seletivo completo porquê no auxílio e emprego de ferramentas inovadoras para o recrutamento.
O mais importante que essas empresas têm trazido é o impulsionamento das inovações na extensão do RH. Elencamos 4 inovações que podem ser incluídas a um processo seletivo:
1. Ações de marketing para melhores resultados
A extensão de RH tem se unificado cada vez mais à dimensão de marketing, tanto nas ações de employer branding, porquê no recrutamento. Uma das atividades mais sinérgicas destas duas áreas é a atração de talentos. Desde definir quais os melhores canais para propalar a vaga até em porquê abordar talentos de áreas específicas, a atuação do marketing está presente, muito porquê todas as suas ferramentas e soluções disponíveis.
2. Testes para estudo de perfil comportamental
Muitas vezes, uma entrevista não é o suficiente para identificar o perfil comportamental, e por isso uma estudo parametrizada auxilia na tomada de decisão e minimiza os prejuízos de uma contratação ruim. Por isso incluir uma estudo de perfil comportamental, auxilia na identificação de uma pessoa que possa se adequar melhor à sua empresa, ao horizonte incumbência e aos colegas de trabalho, ou até a pessoa que possa fazer a mudança interna necessária.
3. Diagnóstico de clima
É precípuo escoltar o novo colaborador em sua adaptação no incumbência novo. Uma forma de estimar isso é aplicando um diagnóstico de clima. Além de indagar porquê esse profissional está lidando com o novo incumbência e empresa, você consegue examinar o clima do time inteiro. Com essa informação em mãos você poderá saber porquê está a satisfação dos colaboradores e traçar planos eficientes de melhorias internas.
4. Mapeamento de mercado
Estar por dentro das movimentações e novidades do mercado pode não ser fácil para quem está com muitas tarefas diárias. Mas é preciso se manter atualizado para encontrar a melhor forma de atrair bons profissionais e retê-los. As empresas de recrutamento que trabalham com as mais diversas áreas de atuação possuem um alcance pátrio, seus especialistas conseguem obter muitas informações privilegiadas e direto das fontes, além de possuir um grande histórico em seu banco de dados. Um bom mapeamento de mercado auxilia também para definir qual o salário médio dos profissionais da extensão e quais benefícios estão sendo valorizados pelos candidatos.