Já faz qualquer tempo publicamos um vídeo cá no sobre porquê atualizar o seu Windows 7 para um Windows 10, procedimento que poderia ser feito do Windows 8 também. A maioria das pessoas conseguiu realizar o processo sem dificuldade, mas apareceram também alguns problemas de gente não conseguindo mais som no computador, ou não conseguindo se conectar mais à internet.
Esses podem ser problemas de drivers, logo decidimos fazer um vídeo rápido mostrando o que você pode fazer. Fazer uma reinstalação ou atualização de driver é um pouco extremamente simples e é um problema generalidade nesses momentos depois de uma formatação, principalmente. Por isso fizemos um vídeo mostrando porquê fazer.
![]()
O que é um driver?
Continua depois a publicidade
Existe uma infinidade de fabricantes e marcas de componentes para o computador, e mais um tanto de modelos e formatos pra esses componentes. O sistema operacional do seu computador, no caso o Windows, precisa saber qual componente exatamente você tem ali pra se legar recta com ele. E o driver é basicamente isso, um programa que faz essa informação entre seu hardware e o Windows.
Mostramos num rápido vídeo porquê é simples de fazer para não deixar mais dúvidas!
Continua em seguida a publicidade
Logo o que acontece se você não tem o driver patente? O Windows não sabe que o componente está ali e não tem porquê usá-lo. Aí seu computador fica sem som, ou sem conseguir se conectar à internet, ou com o vídeo todo extravagante. São só alguns exemplos.
Porquê resolver? Instalando esses drivers, evidente. É um processo muito fácil, mas pode permanecer chatinho se você não estiver justamente conseguindo se conectar à internet, que é onde você vai encontrar todos os drivers necessários.
Minha dica é deixar o driver pra fazer a internet funcionar já baixado e guardado num pendrive, qualquer HD ou partição extra ou alguma coisa do tipo antes de fazer a formação ou atualização do PC. Mas por quê não demos essa dica naquele vídeo de atualização pro Windows 10 logo? Porque esse processo não devia dar problema nos seus drivers, é exclusivamente pra atualizar o computador e seguir funcionando de onde tinha parado. Se aconteceu qualquer problema é porque o Windows que pisou na esfera mesmo, logo esse vídeo também vai te ajudar a emendar.
![]()
Diferença de notebook e...
PC
Vamos finalmente ao “porquê fazer” e cá varia um pouco de notebook pra PC. O notebook você compra pronto, montado, logo você consegue ir no site do obreiro, encontrar o padrão certinho do seu notebook e encolher o pacote de drivers dele na maioria dos casos. Aí, depois de formatar ou atualizar, se nascer qualquer problema desse tipo, é só instalar o pacote completo que já vai emendar tudo. E evidente, se estamos falando de uma formatação, você precisa velar esses drivers num pendrive, porque o computador vai ser formatado né.
Indo para o PC fica um pouquinho mais macio porque já pode ser que você tenha os componentes mais variados. Mas ainda vai ser muito fácil pra maioria das pessoas.
Isso porque a maioria das pessoas usa as tecnologias de internet e de áudio da própria placa-mãe, fica tudo num pacote só também. Você só vai precisar encontrar o padrão exato da sua placa-mãe e fazer o mesmo processo porquê se fosse do notebook, ir no site e encolher o pacote de drivers para instalar depois da formatação.
Em alguns casos mais raros, pode ser que você tenha uma placa de rede dedicada que tenha comprado, ou uma placa de áudio separada pra ter um som mais lícito. Aí vai ter que ir no padrão exato dessa placa extra e decrescer o driver dela no site solene.
![]()
CPU-Z e placas de vídeo dedicadas
Um jeito muito fácil de ver tudo isso no PC e encontrar os modelos exatos dos seus componentes para procurar pelos seus drivers. É só usar o CPU-Z, um programa completamente gratuito e muito ligeiro. Depois de decrescer e instalar, é só perfurar o software que ele vai mostrar uma lista muito detalhada dos seus componentes de hardware.
Em casos menos raros, tem muita gente que tem uma placa de vídeo dedicada também. Aí é importante decrescer os drivers delas também pra deixar atualizado, mas nesses casos muitas vezes a própria placa já vem com programas pra fazer isso pra você que aparecem quando instala pela primeira vez e tal, e o pessoal já deve estar mais ligado. Estamos falando do GeGorce Experience, da Nvidia, e do Adrenalin Software, da AMD.