Cientistas descobrem exoplaneta semelhante à Terreno em zona habitável

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


Cientistas descobrem exoplaneta semelhante à Terreno em zona habitável 1


Um grupo de cientistas anunciou a invenção de um exoplaneta com características semelhantes às da Terreno. De convenção com a Nasa, a equipe encontrou o novo planeta ao reanalisar dados da sonda espacial Kepler.

Segundo os pesquisadores, o Kepler-1649c orbita ao volta de sua estrela na chamada zona habitável – onde é provável subsistir chuva em estado líquido, uma das condições básicas para a existência de formas de vida. Ele havia sido desvelado em 2018, mas suas características não haviam sido percebidas devido a um erro de algoritmos no computador que recebe as informações da sonda Kepler. A revisão das informações levou à novidade invenção.

Créditos: Nasa/ Reprodução

Conforme a Nasa, de todos os exoplanetas encontrados pela sonda, levante mundo, localizado a 300 anos-luz da Terreno – um ano luz equivale a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros –, é o que traz mais semelhanças estimadas com relação ao tamanho e temperatura do nosso planeta.

O Kepler-1649c é exclusivamente 1,06 vezes maior que a Terreno. Ou por outra, a quantidade de luz emitida por sua estrela e recebida na superfície equivale a 75% da que temos no nosso planeta vindo do Sol. Com isso,...

é provável pressupor que a temperatura seja semelhante à da Terreno. 

Notícia

Condições ideais estariam no subterrâneo do planeta 

Diferentemente do nosso planeta, no entanto, ele orbita uma estrela anã-vermelha, que tem porquê particularidade menores temperaturas e tamanho reduzido em conferência ao Sol, por exemplo. Ou por outra, esse tipo de estrela é espargido por explosões estelares que podem tornar o envolvente de um planeta provocador para qualquer vida em potencial.

“Levante mundo distante e intrigante nos dá uma esperança ainda maior de que uma segunda Terreno esteja entre as estrelas, esperando para ser encontrada”, afirma Thomas Zurbuchen, astrofísico da Nasa. 

Ainda há muitas dúvidas com relação ao Kepler-1649c. A sua atmosfera, por exemplo, que pode afetar a temperatura na superfície, é um mistério. Aliás, os cálculos que estimam o tamanho de um planeta têm margens de erro significativas, assim porquê todos os valores da astronomia ao estudar objetos tão distantes. 

Manadeira: Nasa





Fonte