Não do mesmo jeito que o Motorola Razr, Huawei Mate X ou Samsung Galaxy Fold, mas a LG foi a primeira a lançar um celular “dobrável” no Brasil. Hoje, a empresa sul-coreana confirmou a chegada do G8X ThinQ, um smartphone com uma refolho, mas não no meio da tela — daí as aspas anteriores.
O celular top de risca está em pré-venda por R$ 5.999 e chegará às lojas no dia 7 de dezembro. Ele tem duas telas que podem ser usadas em conjunto ou paralelamente, permitindo a realização de tarefas diferentes, mas simultâneas, uma em cada display. Quer usar uma só delas? É só primar o celular do sistema.
A proposta, no entanto, é uma experiência distinta daquelas que estamos acostumados. O G8X é porquê se fosse um livro ou um celular flip das antigas, que precisava ser franco para ser usado. A grande diferença é que leste abre no eixo vertical, enquanto os antigos aparelhos flip (e o novo Razr) abriam no eixo nivelado.
Além da oportunidade de realizar tarefas múltiplas ao mesmo tempo, o G8X lembra um Nintendo DS ou 3DS, videogames portáteis que tinham duas telas (e vários botões). A semelhança surge pelo...
traje de o smartphone da LG funcionar de uma maneira semelhante quando jogos são abertos: a tela de cima mostra a ação, a de grave os controles.
É uma boa opção para games porquê Fortnite ou Call of Duty Mobile, já que os botões virtuais não ficam na mesma tela em que você está olhando para controlar seu personagem.
Alguns dos recursos técnicos do G8X estão alinhados com celulares top de risca da atualidade. O processador é o Snapdragon 855, o mesmo das linhas Galaxy S10 e Note 10 (no exterior, no Brasil é usado um processador Exynos equivalente), do Zenfone 6 e do LG G8S ThinQ. As telas, por sua vez, são de 6,4 polegadas, Oled e Full HD+.
Outros recursos, no entanto, estão aquém da concorrência. A bateria é de 4.000 mAh (pouco, talvez, para duas telas), enquanto a câmera traseira é dupla, com uma lente principal de 12 MP e uma grande-angular de 13 MP. A frontal tem 32 MP e está mais de negócio com outros celulares mais caros do mercado.
Outros detalhes importantes são a localização do sensor de do dedo, que fica sob a tela, e o peso do aparelho. Somando as duas telas, mais o juntura que as mantém funcionando juntas, leste é um aparelho que pesa mais de 300 gramas.