Candela P-12: conheça o táxi aquático e elétrico “barato”
A obreiro sueca Candela apresentou os detalhes do último trabalho: o P-12. Um hidrofólio aquático 100% elétrico com subida eficiência, que, aliada à carência de emissões, o tornam uma óptimo opção para o transporte aquaviário – sim, um serviço de táxi no rio.
O veículo pode velejar a 30 nós (55 km/h) e tem uma autonomia de mais de 2 horas a 20 nós (37 km/h) de velocidade. O navio também possui carregamento rápido, capaz de recarregar a bateria em exclusivamente uma hora. Assim, teoricamente, o P-12 poderia funcionar repetidamente por mais de duas horas ligado e uma hora desligado, ou “uma frota que poderia funcionar sem parar”, de negócio com a empresa.
publicidade
Projetado para substituir as tradicionais balsas movidas a diesel, o Candela P-12 utilizando um sistema de propulsão elétrica a bateria com um casco de fibrilha de carbono e hidrofólios, visando ser um veículo ligeiro, porém robusto. O táxi aquático tem carroceria de 8,5 metros e pode acomodar até 12 passageiros na tripulação.
O P-12 também usa o mesmo sistema de hidrofólio já utilizado no Candela C-7, outro embarcação elétrico de luxo da empresa, mas voltado ao lazer. A tecnologia permite, entre outras coisas, reduzir o consumo de robustez, o rumor e até oferecer uma experiência mais confortável aos ocupantes durante o passeio. Inclusive, tendo menos superfície em contato com a chuva, o veículo produz menos rastros, o que abre as portas para uma viagem mais rápida, segura e discreta em áreas restritas – ou seja, em locais onde o navio pode ser danificado ou a embacação pode prejudicar a vida selvagem marinha.
A empresa ainda garante que o taxi aquático tem um dispêndio operacional mais barato. Segundo a operário, o P12 consome 80% menos robustez do que um padrão com características semelhantes movido a diesel. Ou seja, a Candela estima que, com o menor dispêndio de manutenção, a redução em relação a um veículo convencional poderia chegar a 90%.
“Mesmo em mercados onde os combustíveis fósseis são subsidiados, o P-12 será consideravelmente mais barato de operar do que os navios com motor de esbraseamento comparáveis. Com um preço da gasolina de €$ 0,6 por litro, o P-12 será de vestimenta muro de 85% mais barato, em média, para encaminhar”, explica a companhia no site solene.
Leia mais:
O P-12 deverá estar disponível para entrega no final de 2022. Se você não pode esperar tanto tempo, ainda pode comprar o C-7 da Candela, por exclusivamente US$ 200 milénio (aproximadamente R$ 1 MILHÃO).
Manancial: Electrek
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso conduto!