Astronautas da missão Crew-1 da SpaceX retornam à Terreno em segurança


Quatro dos astronautas que integraram a missão Crew-1 para a Estação Espacial Internacional (ISS) retornaram à Terreno no domingo (02). Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker da NASA e Soichi Noguchi, da Jaxa (escritório espacial do Japão), pousaram às 02h56 ET (03h56 no horário de Brasília) no Golfo do México, na costa da Cidade do Panamá, Flórida.

O voo teve duração aproximada de seis horas e meia, e tanto a envoltório Crew Dragon quanto a tripulação pousaram em segurança. A missão teve início em 15 de novembro de 2020, quando a equipe foi lançada de um foguete Falcon 9 da SpaceX.

No totalidade, os quatro astronautas ficaram 168 dias em trajectória, tornando esta a missão mais longa da NASA. O recorde anterior pertencia à tripulação do Skylab, que permaneceu na estação espacial de novembro de 1973 a fevereiro de 1974, totalizando 84 dias.


Envoltório Crew “Resilience”. Reprodução/NASA

O senador Bill Nelson festejou a chegada dos astronautas em segurança e fez o seguinte glosa:

 

Tanto a missão Crew-1 quanto a Crew-2 fazem secção de uma parceria entre a NASA e a SpaceX, o Programa de Tripulação Mercantil. Recentemente, a SpaceX também havia firmado um tratado com a NASA para projetar um módulo Lunar para o programa Artemis, que levará o ser humano à Lua novamente. 

Entretanto, em seguida receber uma reclamação formal de Jeff Bezos em nome da Blue Origin e Elon Musk motivar polêmica ao zombar do empresário, a NASA suspendeu temporariamente o contrato com a SpaceX até que a situação seja resolvida.

Agora, os astronautas retornarão para Houston e a espaçonave, para a sede da SpaceX, onde receberá uma avaliação de seu desempenho. A próxima missão tripulada da NASA é a Crew-3, das quais lançamento está previsto para intercorrer a partir de 23 de outubro.

Manadeira: NASA, CNN Brasil





Manancial