App E-Título, do TSE, passa a ser aceito porquê documento de identificação na hora de votar



Muitos documentos de identificação no Brasil já contam com versões totalmente digitais. É o caso da carteira de trabalho, do RG, da Carteira Pátrio de Habilitação, entre outros. O título de sufragista também entra nessa lista, e a boa notícia é que você poderá usá-lo porquê documento solene na hora em que for votar nas eleições municipais deste ano.

O aplicativo E-Título ganhou uma atualização que permite aditar sua retrato. De negócio com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “o objetivo é facilitar ainda mais a vida do sufragista no dia da votação”.

Só que há um problema: esse recurso está disponível somente para quem já realizou o cadastramento biométrico. Porquê ele ainda não é uma medida obrigatória — somente a partir das eleições gerais de 2022 é que todos os brasileiros terão de cadastrar suas impressões digitais –, é provável que um número relativamente pequeno do eleitorado tenha entrada ao E-Título em sua totalidade. Se você não tiver a foto cadastrada, ainda precisa levar um documento com foto no momento em que for votar na sua cidade.

Se você já fez o cadastro biométrico e quer usar a versão do dedo do documento, o Tribunal recomenda encolher o aplicativo com antecedência ao dia das eleições municipais, de quem primeiro vez acontecerá no dia 15 de novembro. Também é necessário responder um questionário dentro do app para liberar as funcionalidades (incluindo a opção de foto) e gerar uma senha de segurança.

Pelo app, você ainda pode enunciar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis a qualquer momento. Ou por outra, é provável verificar o endereço do seu lugar de votação e informações sobre as eleições na sua cidade, porquê também usar a plataforma do TSE para justificar sua pouquidade, caso você estiver fora do seu estância eleitoral. Esta última funcionalidade só poderá ser acessada no dia da eleição, das 7h às 17h.

Vale lembrar que serviços citados supra não são exclusivos do aplicativo e ainda poderão ser feitos presencialmente junto ao cartório eleitoral.

O app E-Título tem versões para Android e iOS.

[Tribunal Superior Eleitoral]



Fonte