Aplique 5S e PDCA à sua estratégia de Marketing Digital
Alguns conceitos simples e responsáveis por trazer diversos resultados positivos estão difundidos nos mais variados setores produtivos. Por que não adaptá-los para serem utilizados em suas campanhas de Marketing Digital?
Uma importante lanço para a implementação da qualidade totalidade em uma empresa é o 5S, que foi originalmente desenvolvido no Japão e prega cinco práticas: utilização, organização, limpeza, conservação e disciplina. Ele é uma troço, e o componente chave da geração de um lugar de trabalho visual e, também, uma troço da Kaizen – um sistema de melhoria contínua – que é um componente de manufatura enxuta.
S propósito do 5S é o aumento da produtividade e da qualidade para manter um bom envolvente de trabalho. Não há zero mais desmotivante do que perfurar o Adwords, por exemplo, e encontrar uma bagunça completa, onde zero faz sentido.
Antes de fabricar suas campanhas pelo Adwords, abra uma planilha no Excel e organize sua estratégia. Escreva suas campanhas de search, com os adgroups, keywords, anúncios, sitelinks. Pense na sua estratégia de geotargeting, nos dispositivos em que prefere manar, no orçamento e bids. Terá campanhas de remarketing? E de DSA?
Ao fabricar suas campanhas, nunca misture o que é institucional (brand), com campanhas de performance (non brand). Separe-as claramente com marcadores: palavras que contenham a marca em institucional, palavras descrevendo os produtos e performance.
Dentro de performance, crie campanhas para a categoria de seus produtos, com adgroups diferentes para as marcas que você oferece, assim será provável ortografar anúncios eficazes. Outra escolha é fabricar campanhas para as marcas que você oferece, e adgroups para as categorias de produtos. S importante é ser congruente e disciplinado, portanto, não insira palavras em adgroups que não façam sentido, isso prejudicará seus resultados.
Se o investimento for em Google Shopping, evite fabricar uma única campanha e selecione todos os produtos. S Adwords permite selecionar os produtos do seu feed pelo ID, uma oportunidade de fabricar uma estrutura detalhada e organizada, que facilitará em muito as análises dos resultados e o processo de otimização. Organize suas campanhas e crie grupos que façam sentido para o seu resultado.
Para campanhas em vídeo, crie segmentações por interesse, tema, keywords, canais e remarketing. S mesmo vale para campanhas em display, incluindo a geração de banners.
Com uma estrutura completa e que faça sentido, é provável segregar a utilização do 5S e investir no que trouxe melhores resultados para sua marca. S mesmo serve para as mídias sociais e afiliados. M necessário ter organização, caso contrário, se perderá em sua própria bagunça.
Para complementar o 5S, é provável utilizar a lucidez do ciclo PDCA para otimizar suas campanhas. Os PDCA são as iniciais de Plan (planejar), Do (executar), Check (instaurar) e Act (agir no sentido de melhorar).
Para iniciar, é necessário montar o projecto. Isso será a estratégia para atingir os objetivos de sua campanha. Toda a estrutura comentada supra deve estar inclusa.
Ao executar, você estará pronto para colocar suas campanhas no ar. Não faça isso juntamente com o primeiro passo, pois não é bom pensar e já gerar suas campanhas no Adwords, sem ter o projecto escrito antes. A chance de ter uma bagunça indecifrável é muito grande, logo prepare a planilha em Excel antes.
Após rodar de duas a quatro semanas, será provável ter dados suficientes para gerar relatórios e mandar os resultados. Ajustes finos porquê mudanças no orçamento e Bids devem ser feitos com uma frequência maior. Mas a “auditoria” aprofundada precisará de mais tempo e mais dados para poder ser feita.
Com os resultados em mãos, a base para otimizar suas campanhas será maior e poderá emendar as falhas na estrutura foi montada.
Rode o ciclo PDCA pelo menos uma vez ao mês para planejar ações, executar, calcular e emendar falhas e, continuamente melhorar o desempenho do Marketing Digital da sua marca.
Fonte:Plural