A Apple finalmente liberou o aproximação ao iCloud.com usando navegadores móveis de Android e iOS. Agora, é provável usar o Chrome, o Safari ou o browser de sua preferência no celular para acessar alguns dos aplicativos da nuvem da Apple.
Entrando pelo navegador, você tem entrada ao Fotos, ao Notas, ao Lembretes e ao Buscar iPhone. No Android, o Notas parece ter bugs para rolar a lista de anotações e digitar em uma novidade nota, e o Fotos não permite uploads. No iOS, a sincronização do Notas é um pouco irregular, e às vezes é preciso mudar de página para as atualizações aparecerem em outro dispositivo.
O Lembretes e o Buscar iPhone aparentemente funcionam muito nos dois sistemas. O Buscar iPhone, aliás, já podia ser acessado em 2019. Ele pode ser útil se você que tem um iPhone for roubado e só tiver aproximação a um smartphone Android de um colega, por exemplo.
Vale expor que Notas e Fotos são serviços que precisam de um dispositivo iOS ou macOS para serem ativados. Se você nunca teve um iPhone, iPad ou um computador Mac, não poderá usá-los pelo navegador do Android ou do computador. Neste caso, os ícones dos dois nem aparecem.
Ainda que muito limitada, a novidade é muito-vinda. Porquê o pessoal do News Landed comentou, seria bacana se a Apple tivesse liberado entrada ao Calendário e ao Contatos também, pois permitiria que quem tem um MacBook e um celular Android, por exemplo, pudesse usar melhor esses dois apps.
Bom, é o que tem para hoje. Parece que mesmo querendo se distanciar da ramificação de hardware e apostar em serviços, a Apple pretende manter alguns deles limitados aos seus próprios aparelhos.
[News Landed, Android Central]