A velocidade das mudanças e a inovação

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


A velocidade das mudanças e a inovação 1


Com as rápidas viradas que o mercado dá, as tecnologias em nosso dia a dia servem para nos mostrar porquê essas mudanças vão impactar as nossas atividades. Não adianta olhar pra trás para entender o horizonte, o horizonte já está acontecendo, ele só não está uniformemente distribuído em nosso dia a dia. Inovar, ser questionador e introduzir novas tecnologias em seu negócio é forçoso para entender o impacto que se pode ocasionar dentro do seu segmento e se manter relevante no mercado.

As mudanças no mercado têm realizado de forma cada vez mais rápida. Com a velocidade das mudanças, em um piscar de olhos surgem novas tecnologias, novas tendências, novas necessidades dos consumidores e a melhor escolha para as empresas entrarem no ritmo é inovar.

Nesse cláusula iremos tratar sobre a velocidade das mudanças, abordar os motivos pelos quais as empresas devem inovar e iremos desmistificar a inovação e porquê ela pode ajudar a edificar um novo horizonte para o seu negócio.

A velocidade das mudanças

Antes de tudo, você já pensou em quanto tempo uma determinada solução demorou para atingir uma marca de 50 milhões de clientes? Bom, vamos explorar:

  • Os aviões levaram 64 anos;
  • Os telefone com fios demoraram 50 anos;
  • Os cartões de crédito e débito levaram 28 anos;
  • Já os smartphones atingiram o marco em 12 anos;
  • O Facebook levou exclusivamente 4 anos
  • E o jogo de aplicativo mobile Pokémon GO atingiu o marco em 19 dias.

Atualmente, as soluções estão sendo adotadas mais rapidamente e estão atingindo um maior número de pessoas em pouco tempo. O volume de conectividade têm desarranjado a forma com que os negócios são construídos. Hoje o mundo está extremamente conectado. Em um minuto, milhões de pessoas estão exercendo suas atividades na internet e tudo isso faz com que as mudanças sejam realizadas em um tempo cada vez menor.

Aliás, ao se pensar na velocidade das mudanças, não se pode olvidar o contexto em que nos encontramos. A pandemia está sendo um momento muito triste e frágil e que vêm promovendo uma grande disruptura em diversos setores. Alguns foram mais impactados, sendo levados a uma queda, assim porquê houveram setores que começaram a lucrar destaque. Esse momento representa uma viradela de chave, onde cada vez mais estaremos conectados em com novos padrões. E quais são os padrões que foram impulsionados durante a pandemia.

A preferência pelo do dedo, a fidelização perante ao posicionamento de algumas empresas, o consumo seguro, a procura pela saúde e qualidade de vida porquê também a procura pela sustentabilidade, retraimento das metrópoles, trabalhos flexíveis e o autoatendimento foram alguns padrões impulsionados durante a pandemia.

Assim, oferecido que as coisas estão mudando, e estão mudando cada vez mais rápido, porquê podemos edificar um novo horizonte? Nós podemos buscar melhorias fazendo um pouco de uma forma dissemelhante, gerar novas coisas ou ter uma inovação que cause uma disruptura.

Por que inovar?

O sucesso de hoje, não garante o sucesso de amanhã! Você consegue pensar em alguma empresa que a um tempo detrás era referência em seus mercados e hoje não existem mais?

Isso ocorre porque a vida média das empresas diminuiu muito. Antes, as empresas tinham uma vida média de 60...

anos, e hoje esse número caiu para uma média de dez anos. Isso só exemplifica porquê devemos estar continuamente nos reinventando. Também pode-se observar que 52% das empresas que eram as melhores do mundo antes, hoje não existem mais.

E nesse mesmo mercado, surgem empresas de tecnologias que vêm conseguido, de uma forma muito acelerada, inferir relevância e valor de mercado superiores a um bilhão. Nessa novidade era da tecnologia, podemos observar empresas que são baseadas em dados são consideradas as mais valiosas do mundo.

Hoje em dia, os dados são considerados o novo petróleo. É um muito extremamente valiosos e, assim porquê o petróleo, se não for refinado, não pode ser realmente aproveitado. Logo é preciso se reinventar continuamente, permanecer circunspecto à tecnologias emergentes e o impacto que elas podem motivar na nossa veras.

Logo quebre aquela máxima de que em time que está ganhando não se mexe!

Desmistificando a inovação

Antes de tudo, ao se falar em desmistificar a inovação, a primeira coisa que se é necessária são pessoas que desafiam o status quo, ou seja, pessoas questionadoras e mente ensejo. Para inovar é necessário desafiar os padrões.

E finalmente, o que é inovação? Alguns conceitos que englobam o tema acabam sendo interpretados de forma errada, porquê por exemplo:

  • Incubadora.
  • Aceleradoras.
  • LAB.
  • Startup.
  • LEAN.

Nenhuma das expressões supra são sinônimo de inovar. A inovação é um termo mais espaçoso e que não se resume a uma instituição ou instrumento. Incubadoras, aceleradoras, labs, startups e a metodologia LEAN são mecanismos para promover a inovação.

Steve Blank define inovação porquê: “Satisfazer os desejos e as necessidades atuais ou futuras do cliente, transformando uma teoria em resultado ou serviço…

… com velocidade e urgência, utilizando os mínimos recursos e com inferior dispêndio.”

Assim, Inovação é gerar valor ao cliente de uma forma otimizada.

Existem vários tipos de inovação e podemos evidenciar três pontos importantes sobre inovar:

A emprego da inovação

Em primeiro lugar, existem diferentes formas de se inovar que não se limitam a somente na geração de um novo resultado. A inovação pode estar na forma em que se oferece um serviço, em porquê é feito determinada atividade ou até mesmo em processos organizacionais.

Intensidade de novidade

Também deve-se lembrar que, ao tratar-se de inovação, muitas vezes se imagina soluções incríveis, nunca vistas antes e que revolucionem o mercado. Entretanto, nem toda inovação precisa ser radial, é provável inovar em coisas simples e ainda assim gerar valor.

Maneiras de inovar

Deste modo, é valido pontuar que não existe somente um modo de se promover a inovação. Antigamente se acreditava ser necessário possuir uma grande estrutura e equipe de especialistas para que ela seja desenvolvida internamente. Hoje as empresas podem inovar utilizando um processo destapado, colaborando com outras empresas, instituições de pesquisa e outras diversas organizações em prol do desenvolvimento de uma solução.

Desfecho

Com as rápidas viradas que o mercado dá, as tecnologias em nosso dia a dia servem para nos mostrar porquê essas mudanças vão impactar as nossas atividades. Não adianta olhar pra trás para entender o horizonte, o horizonte já está acontecendo, ele só não está uniformemente distribuído em nosso dia a dia. Inovar, ser questionador e introduzir novas tecnologias em seu negócio é precípuo para entender o impacto que se pode promover dentro do seu segmento e se manter relevante no mercado.

Quer saber mais sobre inovação e os seus benefícios para o seu negócio? Conheça a Neo Ventures Academy e venha aprender sobre inovação com quem inova de verdade!



Fonte