Cientistas batem recorde de velocidade de internet de 44 Tb/s

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email


Cientistas batem recorde de velocidade de internet de 44 Tb/s 1


velocidade internet

Pesquisadores da Austrália e do Canadá conseguiram atingir uma velocidade de transmissão de dados recorde de 44,2 Tb/s (Terabits por segundo) usando uma novidade tecnologia que vem sendo testada em cabos de filamento óptica. A notícia foi publicada em forma de cláusula na revista Nature Communications, que anunciou que os cientistas  demonstraram a novidade tecnologia fazendo a transmissão em uma rede com uma intervalo de 75 quilômetros.

Com essa velocidade de conexão alcançada pelos cientistas,...

seria provável, em teoria, encolher 50 arquivos de 100 gigabytes cada um, simultaneamente, em exclusivamente um segundo. Os pesquisadores chegaram a esta velocidade usando uma tecnologia chamada de “micro-pente”, um tipo de microprocessador óptico que permite transmitir informações de forma mais compactada por meio de redes de filamento óptica. O resultado da pesquisa sugere que um dia é provável que a mesma tecnologia seja implementada nas redes existentes, sem a premência de instalar novos cabos.

E mais: Crise do coronavírus pode aligeirar automação nas empresas

“Levante é um dos sistemas de transmissão mais eficientes implementados em uma rede de telecomunicações tradicional, dada a quantidade recorde de informações que podem ser compactada e transmitida em uma fibrilha óptica com perda mínima de dados”, diz o professor Roberto Morandotti, do Institut National de la Recherche Scientifique do Canadá, um autores do estudo.

Caso a tecnologia comece a ser comercializada, ela deve chegar antes aos centros de processamento de dados que concentram sistemas computacionais de empresas e organizações, os chamados data centers. Os pesquisadores acreditam que a velocidade será disponibilizada ao público em universal somente quando a tecnologia atingir preços mais acessíveis.



Fonte