Foto: Kelly Sikkema/Unsplash
Quase todo smartphone vem com um aplicativo de anotações. O problema é que são raros os aplicativos de anotações nativos realmente bons, sem descrever as dificuldades para acessar as notas em outros aparelhos.
O Evernote costumava ser disparado a melhor opção (e é mesmo um ótimo app), mas passou a limitar seu projecto gratuito a exclusivamente dois aparelhos, o que pode atrapalhar algumas pessoas. Por isso, buscamos algumas alternativas: Simplenote, OneNote e Joplin.
Simplenote
Feito pela Automattic, a mesma empresa por trás do WordPress, o Simplenote é, porquê o próprio nome diz, simples. Você não tem opção de gerar cadernos, exclusivamente colocar tags nas suas anotações. A formatação é toda feita usando Markdown.
Por outro lado, o Simplenote funciona muito muito para anotações rápidas, pode ser usado em praticamente todos os dispositivos, independente de sistema, conta com sincronização automática e é totalmente gratuito. O Markdown é bastante fácil de usar e oferece opções de links e imagens (desde que elas estejam hospedadas em qualquer lugar da internet).
Um recurso bacana é que, a qualquer momento, você pode exportar suas notas e decrescer um registo zipado com tudo. Se quiser recolocá-las no aplicativo ou gerar outra conta, basta importá-las novamente.
Se você procura uma opção para apontar macOS muito completo e pode ser um bom substituto para o Evernote, com seus cadernos, seções e páginas para manter conteúdos organizados.
Aliás, ele também permite fazer desenhos na tela, partilhar os textos livremente pela página e inserir formas porquê retângulos, círculos e setas. Assim, se você é uma pessoa mais visual, consegue explorar esses recursos para organizar ideias e pensamentos. Se você prefere alguma coisa mais simples, porém, dá para só grafar ou ainda recorrer às Sticky Notes, que parecem uma versão do dedo iOS divulgado dessa lista, mas ele tem suas virtudes. O programa é totalmente gratuito e de código ingénuo, com suporte para várias plataformas — isso inclui um web clipper e até uma versão para terminal. Com o Joplin, você organiza suas notas em cadernos e pode recorrer a formatação tanto com ferramentas visuais quanto pelo código Markdown.
Por outro lado, ele é só um aplicativo mesmo, sem um serviço por trás. Isso quer manifestar que, para sincronizar suas anotações, você precisa conectar uma nuvem nele — o OneDrive da Microsoft e o Dropbox servem, e há até opções mais avançadas, porquê Android