15 recursos incrivelmente úteis do Google Maps que você não conhecia


Na última quinta-feira (6), o Google Maps completou 15 anos de existência. Em mais de uma dez, o serviço de geolocalização da gigante das buscas se tornou uma referência no segmento, dando início ao surgimento de outras plataformas semelhantes, porquê Waze e Apple Maps.

Evidente que, ao longo dos anos, o Maps foi ganhando recursos que aprimoraram a experiência de uso, tornando a instrumento muito mais do que uma opção para se localizar em qualquer secção do mundo. Hoje, já é provável checar pontos de interesse na sua região, salvas mapas de cidades inteiras para acessar offline, usar comandos de voz e até lembrar de onde estacionou o coche.

Talvez você não conheça nem metade de tudo aquilo que o Google Maps pode oferecer, já que muitos recursos acabam ficando escondidos em segundo projecto. Pensando nisso, listamos 20 das principais funções disponíveis no serviço do Google.

1. “Ok, Google”

A maioria dos carros fabricados atualmente já vem com um sistema de bordo que, entre algumas de suas funções, traz suporte a assistentes pessoais usadas nos smartphones. E a compatibilidade se estende até o Google Maps, que pode ser ativado usando o comando “Ok, Google” caso você queira saber informações pertinentes sobre o trânsito – isso, evidente, sem tirar as mãos do volante ou deixar de prestar atenção no tráfico.

Logo em seguida expor “Ok, Google”, há uma série de comandos que você pode utilizar dentro do Maps. Por exemplo, pergunte “Qual estrada é esta?”, “Porquê está o trânsito?”, “Encontre postos de gasolina”, “Encontre restaurantes”, “Me ligeiro para o McDonald’s”, e por aí vai.

2. Face, cadê meu coche?

 

Um dos recursos mais recentes lançados para o Maps é a possibilidade de visualizar onde você deixou seu coche estacionado. Logo ao penetrar o aplicativo no celular, toque no ponto azul ao meio da tela, que é a indicação de onde você está naquele momento. Isso vai terebrar um menu com algumas opções, entre elas salvar a posição exata de onde você parou o veículo em Definir porquê lugar de estacionamento. Você ainda pode juntar notas, fotos e definir alarmes para saber em qual horário você deve retornar ao veículo.

3. Localização em tempo real

O Maps conta com uma opção que, para muitos, pode ser muito stalker: escoltar em tempo real a localização de um usuário. Você pode ainda compartilhar sua posição atual com outra pessoa.

Para isso, abra o Maps no seu telefone, toque no ponto azul meão – o mesmo que falamos no tópico anterior -, mas desta vez selecione a opção Compartilhar seu lugar. Você pode selecionar quem poderá ver sua localização ou gerar um link compartilhado, além de definir por quanto tempo essa visualização ficará disponível. Se optar por simplesmente deixá-la ligada, você terá de desabilitá-la manualmente. Quem terebrar o link da sua localização verá sua movimentação no Maps em tempo real.

4. Pesquise durante um trajeto e adicione paradas

Mesmo durante um trajeto em curso, o Google Maps permite que você faça pesquisas por outras rotas simultaneamente. Na tela de trajectória, toque no ícone de lupa para encontrar postos de gasolina, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos até o seu sorte final. Dá ainda para digitar pontos de interesse na barra de procura ou juntar pontos de paragem clicando nos três pontinhos no topo da tela e ir na opção Juntar paragem.

5. Locais na região

Independentemente de onde você estiver, o Google tem uma aba personalizada de congraçamento com aquela região. Chamada “Conheça a dimensão”, ela fica na secção subalterno da tela, e reúne pontos que podem atrair sua atenção naquela localidade, porquê baladas, restaurantes, hotéis, parques, museus, entre outros. Tem também recomendações e fotos compartilhadas por outros usuários e listas do que fazer. Já na secção superior, existem seções específicas para cada tipo de estabelecimento, porquê farmácias, supermercados e postos de gasolina.

E é óbvio, você pode fazer buscas manualmente digitando termos porquê “restaurantes por perto”, “farmácias na Avenida Paulista”, “coisas para se fazer na Vila Olímpia”, enfim. Vai depender do seu orientação final.

6. Peça um Uber direto pelo Google Maps

O Maps também conta com uma opção para você invocar por um Uber ou 99 diretamente pelo app, sem ter que perfurar primeiro cada um desses aplicativos. Ao fazer a procura por um trajeto, toque em Rotas e haverá o ícone de um bonequinho segurando uma bolsa e com o braço esquerdo levantado. Tocando nessa opção, o Maps exibe os valores e trajetos disponíveis no Uber e 99 – em outros países, há ainda a opção do Lyft. Basta selecionar a modalidade para ser direcionado ao app de sua escolha.

7. Descubra os horários de pico em um determinado lugar

É generalidade que motoristas pesquisem com antecedência sobre o o estado atual do trânsito em suas respectivas cidades. E com o Google Maps, você pode ter uma previsão de quanto tempo levará para chegar até o seu rumo. O que muita gente talvez não tenha o hábito de conferir são as estatísticas personalizadas que o Maps mostra em uma seção escondida que você acessa ao compelir de ordinário para cima.

Ao pesquisar pelo Aeroporto de Congonhas, por exemplo, você sabe qual é o horário de maior tráfico na região. Com isso, você consegue se planejar melhor para evitar filas.

8. Nomeie seus lugares favoritos

Se você costuma frequentar certos lugares com bastante frequência, talvez você queira deixá-los já salvos no Gogle Maps porquê locais favoritos. Assim, você não precisa digitar os nomes toda vez que se direcionar até eles. Você pode dar o nome que quiser – “consultório médico”, “moradia”, “trabalho” etc.

Para realizar esse processo, pesquise pelo lugar e toque no nome dele na secção subalterno da tela. Em seguida, toque no botão de três pontinhos no topo superior recta e por último em Aditar marcador. Por lá, você pode modificar os nomes de cada localidade, que funcionam porquê “tags”.

9. Salve seus locais favoritos

Além de nomear, seus lugares preferidos podem ser salvos em uma seção específica dentro do Google Maps. O esquema é o mesmo: pesquise por alguma coisa, toque no nome que chegar na secção subalterno da tela e selecione a opção Salvar. Para visualizar suas listas, volte ao menu principal do Maps e toque em Seus lugares. É provável deixar essas listas visíveis exclusivamente para você ou compartilhar na internet.

10. Google Street View

O Street View você já deve saber, pois se trata de uma das funções mais legais do Maps. Com ela, o serviço mostra uma espécie de “tour” pelo lugar pesquisado, sendo que é provável visitar até a secção interna de alguns edifícios. O que você provavelmente não deve saber é que você pode fazer o Street View escoltar seus movimentos para qualquer direção, e não deixá-lo estático até que você movimente a tela com os dedos.

Ativar esse recurso é muito simples: pesquise por qualquer lugar e toque na imagem que aparece no esquina subalterno esquerdo da tela para perfurar o Street View. Depois, toque no símbolo de compasso na secção superior da tela para que o aplicativo comece a escoltar seus movimentos.

11. Voltando ao pretérito

Sabia que dá para saber porquê era um lugar anos detrás? Pois esse recurso existe no Google Maps, também por meio do Street View. A má notícia é que, por enquanto, é harmonizável somente com a versão desktop do serviço, logo você precisará furar a plataforma em um navegador de PC.

Com o Maps desobstruído, busque por qualquer endereço e clique no ícone de um bonequinho amarelo, muito no esquina subalterno recta da janela. Segure e arraste o ícone até qualquer ponto do planta e, depois de soltá-lo, clique no escorço de relógio escrito “Street View”, no esquina superior esquerdo da tela. Feito isso, é só selecionar uma data para saber porquê aquele lugar era anos detrás.

Lembrando que essa função está sujeita à disponibilidade de cada região, já que o coche do Street View pode não atualizar o banco de dados com uma certa frequência.

12. Faça um trajeto pelo PC e o acesse no seu celular ou coche

Por falar na versão web do Google Maps, saiba que é provável fabricar um trajectória no computador e depois acessá-lo diretamente pelo aplicativo de smartphone ou no pintura inteligente do seu veículo. Logo depois fazer uma procura no navegador, ao seu lado esquerdo haverá algumas opções, logo aquém do nome do lugar pesquisado. Uma dessas opções se labareda Enviar para smartphone. Todos os dispositivos cadastrados na sua conta Google serão exibidos nessa lista, para que logo você selecione aquele que deseja receber o trajeto.

13. Eventos e compromissos

Se você utiliza o Gmail e/ou o Google Calendário, todos os seus compromissos cadastrados nesses eventos podem ser integrados ao Maps, incluindo reuniões e viagens. Para visualizar essas informações, toque no menu no esquina superior esquerdo, vá em Seus lugares e depois na seção Reservas. Caso você tenha feito reservas usando sua conta no Gmail, elas são adicionadas involuntariamente nessa aba.

14. Gestos

Gestos fazem secção de uma experiência que visa melhorar a utilização do Maps. E existem quatro comandos que simplificam ainda mais a navegação:

  • Para aumentar ou diminuir o zoom em um planta usando exclusivamente uma mão, dê um toque duplo e, sem tirar o dedo da tela, mova para cima ou para plebeu para controlar a intensidade do zoom.
  • Para remoinhar um planta e modificar sua orientação, coloque o dedo indicador e o polegar na tela, arrastando os dois para a esquerda ou direita.
  • Para mudar a perspectiva, coloque dois dedos no planta e deslize os dois para cima na tela. Isso o levará a uma visão “aérea” de qualquer lugar que esteja visualizando.
  • Para deixar uma lanço salva na próxima vez que estiver pronto para velejar, pesquise por qualquer lugar, depois toque e segure o botão azul Direções na secção subalterno da tela. Isso o levará diretamente ao modo de navegação, com o Maps mostrando as melhores rotas e caminhos para se usar no momento.

15. Modo anônimo

Assim porquê a maioria dos serviços do Google, o Maps faz uso do seu histórico de buscas para personalizar a experiência e fazer sugestões mais inteligentes. No entanto, se você não deseja vigiar o registro dos lugares que frequenta, o aplicativo tem uma função que habilita um modo anônimo para todas as atividades feitas com o app ativado.

Para acessá-la, toque na sua foto de perfil no topo superior recta da tela e selecione a opção Ativar o modo de navegação anônima. O aplicativo será reiniciado e, ao ser acessível novamente, você verá uma barra cinza no topo da janela e a imagem de um boneco em preto e branco em substituição à sua imagem de perfil. A partir daí, nenhum registro novo do Maps será salvo. Para retornar ao modo anterior, basta fazer o mesmo caminho e tocar em Desativar o modo de navegação anônima.

Manancial: Fast Company





Fonte